Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Secretário de Minas e Energia descarta possibilidade de racionamento em SC
?Temos segurança no setor, mas é preciso continuar acompanhando para garantir o suprimento energético no País?
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, esteve na manhã desta sexta-feira, dia 23, na sede da Fiesc, para ministrar uma palestra sobre o setor elétrico brasileiro e apresentar um panorama setorial. Zimmermann assegurou tranquilidade para o Estado de Santa Catarina em relação a um possível racionamento de energia. O risco de racionamento apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para este ano é de 4%.
“Não trabalhamos com essa hipótese agora. Podemos afirmar com tranquilidade que não há motivação para haver racionamento neste momento. Mas é preciso continuar o monitoramento com atenção neste setor”, afirmou o secretário.
Zimmermann ressaltou que a energia elétrica tem de ser planejada, já que não se pode transportá-la. “Temos de ter modelo para conseguir atender às demandas em crescimento”. Além disso, o secretário enfatizou a probabilidade de 70% de caracterização de “El Ninho”, a partir de junho. Márcio Zimmermann afirmou que o volume de chuvas proveniente do fenômeno é “favorável para a energia elétrica”.
Já em relação à previsão de melhoria no fornecimento de energia no interior do Estado, o secretário ressaltou que “a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) tem a responsabilidade, como concessionária de Santa Catarina, de cumprir os padrões de qualidade. E os padrões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não diferenciam a capital do interior. Se existe algum problema, é claro que a agência cobra o desempenho da Celesc em todas as regiões, e de forma igualitária”, finalizou.
Deixe seu comentário