Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Secretário João José Cândido da Silva morre em Florianópolis
Titular da secretaria de Estado da Assistência Social, José Cândido sofreu um infarto em sua residência na madrugada deste domingo.
O Governo do Estado comunica, com pesar, o falecimento do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ocorrido às 4h30min deste domingo, 9 de fevereiro. O secretário teve um infarto em sua residência em Jurerê Internacional, em Florianópolis. O governador Raimundo Colombo decretou luto oficial de três dias no Estado.
Cândido chegou a ser atendido por uma equipe do Samu, mas não resistiu. Estavam ao lado dele em casa, a esposa, Lucy Maria Chaves; e as filhas Ana Flávia e Ana Gabriela.
O velório acontece no saguão do Centro Administrativo do Estado, na SC-401, na Capital, com a participação da guarda de honra composta por integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O corpo será cremado nesta segunda-feira (10), às 10h, em Balneário Camboriú. Às 7h30min, serão realizadas honras militares para a saída do corpo e o deslocamento para o crematório.
Para o governador Raimundo Colombo, é uma perda irreparável. "Foi um grande amigo. Uma pessoa do mais alto nível e um médico que se dedicou à carreira pública, servindo e atendendo as pessoas tanto em nível municipal, estadual e até nacional, com papel protagônico no SUS", afirmou.
Cândido da Silva
Nascido em Blumenau em 1948, Cândido da Silva formou-se em Medicina pela UFSC. Foi médico do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e era especialista em medicina desportiva. Possuía especialização em Administração Hospitalar pela FGV/SP e mestrado em Administração pela UFSC, além de ser professor universitário na UFSC há 38 anos.
Durante 13 anos trabalhou em Brasília, nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.
No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários (HUs). Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).
De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012, quando assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
Deixe seu comentário