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Setembro amarelo: Secretaria de Saúde de Vargem alerta para prevenção ao suicídio
Nesta semana, a Administração Municipal de Vargem, por meio da Secretaria de Saúde, utilizou as redes sociais para fazer um alerta e levar orientações a respeito da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.
A preocupação se justifica pois em todo mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. São 800 mil pessoas por ano, aproximadamente. No Brasil, cerca de 13 mil pessoas anualmente. E no cenário de pandemia a situação se agravou ainda mais.
A psicóloga da Unidade Básica de Saúde de Vargem, Suzana Stefanes afirma que o suicídio é multifatorial e atinge todas as classes sociais e idades. "Não se tem uma regra de quais indivíduos podem vir a apresentar sintomas e ideações suicidas. Temos que ficar muito atentos", afirmou.
A psicóloga destaca que é mito a afirmativa de que quem tem a intenção de tirar a própria vida, não dá sinais. "Elas dão sinais sim e temos que ficar muito atentos a sinais típicos de conversas negativas, o comportamento desleixado e o isolamento social. Algumas frases comuns são: Vou desaparecer". Vou deixar vocês em paz.. "Eu queria poder dormir e nunca mais acordar", exemplificou Suzana.
Suzana Stefanes alerta ainda quanto à escuta do outro, sem julgamento ou comparações, ouvir sem criticar. "Ouça-a com a mente aberta. Incentive a procurar ajuda de profissionais. E se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha", finalizou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. A Organização ressalta que o assunto é envolto em tabus, por isso, a campanha Setembro Amarelo incentiva a falar sobre o assunto, como uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.
É por isso que "Falar é a melhor solução" é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
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