logo RCN

STJ suspende julgamento da Operação Fundo do Poço

Entre os investigados está o deputado Romildo Titon, afastado da presidência da Alesc desde fevereiro.

 O ministro Rogerio Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu, nesta terça-feira (01), uma liminar suspendendo a tramitação do processo contra os 45 investigados na Operação Fundo do Poço. Entre eles está o deputado estadual Romildo Titon,afastado da presidência da Assembleia Legislativa.

A medida, de acordo com uma nota publicada pela assessoria do deputado, cancela o julgamento previsto para esta quarta-feira (02) no Pleno do Tribunal de Justiça de SC, sobre o recebimento ou não da denúncia do Ministério Público.
 

A decisão desta terça-feira é a resposta ao pedido de habeas corpus no qual o advogado Claudio Gastão da Rosa Filho, que promove a defesa de Titon e do empresário Luciano Dal Pizzol, aponta que a competência para julgar o caso é da Justiça Federal, e não do TJSC, em razão da origem federal dos recursos do convênio firmado entre a Funasa (Fundação Nacional da Saúde) e o município de Ouro.

Na liminar, o ministro destaca que tomou a decisão diante dos elementos que, segundo ele, "sinalizam" a possibilidade de ser a Justiça Federal competente para o processamento e o julgamento do processo.
 

O julgamento sobre o recebimento ou não da denúncia ficará suspenso enquanto não houver a manifestação de mérito por parte dos ministros componentes da 6ª Turma do STJ. Se concluírem que a competência é mesmo da Justiça Federal, todo o processo em tramitação no TJSC será anulado, inclusive as interceptações telefônicas. Na liminar, o ministro determina o encaminhamento dos autos para o Ministério Público Federal para manifestação.

Está mantida na pauta da sessão de amanhã no TJSC a análise do agravo da defesa contra a decisão monocrática do desembargador Trindade dos Santos, que afastou Titon da presidência da Assembleia Legislativa.
 

A reportagem da Agência Adjori de Jornalismo entrou em contato com a Assessoria do deputado Romildo Titon, que não quis de manifestar em relação a decisão do ministro do STJ.

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos beneficiará cerca de dois milhões de catarinenses Anterior

Gestão Integrada de Resíduos Sólidos beneficiará cerca de dois milhões de catarinenses

Governador e Secretário Regional reuniram-se com produtores rurais da Serra na capital Próximo

Governador e Secretário Regional reuniram-se com produtores rurais da Serra na capital

Deixe seu comentário