Administração municipal cancela a 1ª Expo Anita e 8ª Festa do Migrante
Touro catarinense ganha prêmio de mais pesado da Expointer 2013
Pela primeira vez na história da maior feira do agronegócio da América Latina, Expointer em Esteio, um touro fora do Rio Grande do Sul conquista o título de mais pesado da exposição.
O animal da raça braford de nome Trevo, nascido e criado na fazenda Mãe Rainha (Coxilha Rica, Lages) fez bonito na 36ª edição do evento, pesando mais que um carro popular, exatos 1.265Kg e mostrando que Santa Catarina também é destaque na pecuária nacional.
O animal também levou o prêmio de grande campeão da raça braford e surpreendeu por ser um touro muito “correto”, na opinião do jurado Fernando Faria Correa de Uruguaiana (RS). Trevo é filho do também campeão Big Brother com matriz Mãe Rainha 211. O animal nasceu em um dos lugares mais tradicionais da pecuária catarinense, nos campos da Coxilha Rica, em Lages. Durante esses três anos e meio foi criado a campo e recebeu suplementação balanceada.
Para um dos proprietários Edson Colombo, da fazenda Mãe Rainha, o resultado foi recebido com surpresa ainda mais por ser a primeira vez que a cabanha trouxe um animal para a exposição. “A Expointer é a maior referência na pecuária da América Latina, conquistar um título nesta feira representa um marco para qualquer cabanha” comenta o pecuarista.
Quem também comemora o prêmio é a fazenda Pitangueira (Itaqui, RS) que adquiriu 50% do Trevo e a empresa Maya Genética, a qual havia contratado o touro há 90 dias. Como o animal não pode retornar ao estado de Santa Catarina devido às barreias sanitárias, ele vai permanecer na central de inseminação em Bagé (RS) para comercialização de sêmen.
Deixe seu comentário