logo RCN

TVAL inaugura sinal digital aberto em cidades da Grande Florianópolis

Agência Adjori de Jornalismo acompanhou a cerimônia que marcou a implantação do canal aberto de TV da Assembleia catarinense.

 Tiveram início nesta tarde (11) as transmissões da emissora de TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a TVAL, através de sinal aberto. Uma solenidade foi realizada na Alesc para marcar o início das atividades de transmissão. O evento contou com a presença de deputados, diretores de comunicação das câmaras municipais, representantes da Câmara Federal, ex-parlamentares e imprensa. O presidente da Alesc, deputado Joares Ponticelli, revelou que o Parlamento catarinense terá também uma emissora de rádio no ao que vem.

Conforme informações do departamento de Comunicação da Alesc, a TV Assembleia foi implantada em outubro de 1999 e até o momento operava apenas por meio de TV a cabo. No decorrer de 14 anos, diversas mudanças foram realizadas, como a renovação de equipamentos, realização de transmissões ao vivo e contratação de mão de obra especializada na área de comunicação. Atualmente a emissora produz 14 programas, sendo três telejornais apresentados ao vivo, além da transmissão de sessões, reuniões das comissões, seminários e audiências públicas.

A liberação do sinal digital, ainda que em caráter experimental, foi possível em decorrência da assinatura do termo de cooperação técnica firmado com a Câmara Federal no início deste ano. Entretanto, a abrangência ainda está restrita a Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Durante entrevista à Agência Adjori de Jornalismo, o presidente da Alesc, deputado Joares Ponticelli, afirmou que o próximo passo é ampliar a distribuição do sinal aos demais municípios catarinenses. “Temos que avançar neste processo e, em parceria com as câmaras municipais, chegar a outras regiões do Estado”, destacou.

Ponticelli ressaltou que a liberação do sinal aberto da TVAL demonstra o compromisso com a transparência da gestão parlamentar. O presidente revelou ainda que as manifestações ocorridas neste ano também motivaram a iniciativa. “A TVAL em canal aberto é mais uma oportunidade de fiscalização, de acompanhamento, e de controle que é dado ao cidadão catarinense”, disse ele.

 

Como sintonizar

Segundo a coordenadora da TVAL, Suelen Costa, os telespectadores poderão acompanhar a programação pelo canal 61.3. Para isso, é necessário que o aparelho de TV e a antena estejam preparados para captar o sinal digital. A TVAL segue exibindo sua programação também via antena parabólica, TV a Cabo e internet, no site da Assembleia.

 

Rádio FM

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), anunciou, durante a solenidade do início das transmissões da TVAL em sinal aberto, que o Parlamento catarinense passará a contar com uma emissora de rádio FM na Grande Florianópolis em 2014. A previsão é que a emissora entre no ar já no primeiro semestre do próximo ano.

A rádio vai retransmitir para a programação da Rádio AL, que atualmente é sintonizada pela internet, no site da Assembleia. Para isso, segundo Ponticelli, o transmissor e a antena serão instalados em Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis. 

Anterior

Manifestantes deixam canteiro de obras da Usina Garibaldi

Próximo

Pesquisa revela elevação no gasto com as compras de Natal deste ano

Deixe seu comentário