logo RCN

Utilização de cadeirinhas em automóveis será obrigatória

A partir do mês de junho deste ano iniciam as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito referente ao uso do dispositivo de retenção, no caso bebê conforto,A partir do mês de junho deste ano iniciam as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito referente ao uso do dispositivo de retenção, no caso bebê conforto.

 

A partir do mês de junho deste ano iniciam as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito referente ao uso do dispositivo de retenção, no caso bebê conforto, cadeirinha e o dispositivo conhecido como assento de elevação para o transporte de crianças até 7 anos e meio de idade. Segundo a Resolução 277 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito e a norma publicada em 9 de maio de 2008 crianças com até sete anos e meio devem ser transportadas no banco traseiro e em dispositivos de retenção.

De acordo com a resolução as crianças com até 1 ano de idade deverão utilizar o bebê conforto, as crianças de 1 a 4 anos devem utilizar a cadeirinha e de 4 a 7 anos e meio utilizar o assento de elevação.

Estudos mostram que as cadeiras de segurança quando utilizadas corretamente diminuem o risco de óbito em acidentes em 71%, mas é necessário ficar atento para a utilização correta da cadeirinha. Na hora da compra deve-se observar se o equipamento possui o Selo do Inmetro, a escolha dá-se através do peso da criança por isso existem os três modelos o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação e a instalação correta do dispositivo é essencial. Um dos problemas que os pais irão encontrar ao adquirir esse equipamento de segurança são os cintos de segurança, a maioria dos veículos brasileiros possui cintos com dois pontos e esses dispositivos necessitam a utilização de cintos de três pontos. Esse será um fator que os pais deverão levar em consideração na hora de comprar ou trocar seu carro.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte com crianças até 14 anos de idade no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde no ano de 2007, foram 2.134 mortes e 15.194 crianças foram hospitalizadas vítimas desses acidentes. Analisando esses dados vemos a necessidade da utilização desses dispositivos, eles podem reduzir e muito as chances de lesões graves e morte no caso de uma colisão.

A não utilização das cadeirinhas resultará em uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.

Sistema Carcerário Brasileiro Anterior

Sistema Carcerário Brasileiro

Duas importantes obras foram defendidas por lideranças de Anita Garibaldi Próximo

Duas importantes obras foram defendidas por lideranças de Anita Garibaldi

Deixe seu comentário