logo RCN

Vencendo a insônia

 Um quarto escuro é importante para um bom sono. Também tente evitar a “luz azul” menos de duas horas antes de ir para a cama: pesquisa realizada pelo Lighting Research Centre no Rensselaer Polytecgnie Institute  sugere que luz de telas e computadores ou de smartphones enganam fazendo pensar  que é dia e nos mantêm alerta. Outra medida é manter os quartos em uma temperatura confortável (cerca de 18º C), silenciosos e bem ventilados.

Qualquer atividade estimulante, como os exercícios físicos, bem como alimentos a base de cafeína, álcool, chocolate, tabaco tornarão mais difícil “apagar”. Comidas difíceis de digerir também devem ser evitadas. Carboidratos podem promover serotonina, que ajuda o sono. 
Um final de semana de repouso ou uma soneca durante a tarde podem fazer mais mal  do que bem. De acordo com pesquisa realizada na University of Texas Southwestem medical Centre, o débito de sono é melhor quitado quando se mantém os horários normais de acordar e ir dormir do que quando se irrompe o relógio biológico. Guarde o sono para a hora de ir dormir: sonecas são recomendáveis apenas se você estiver exausto demais para funcionar. 
Só a higiene do sono, no entanto, não determina se a pessoa irá ou não dormir bem. Cerca de 90% da batalha está na mente, e é por isso que terapias de conversação e terapia cognitivo-comportamental (TCC) estão começando a ser vistas como, provavelmente, as soluções mais úteis.
Sono de má qualidade persistente pode aumentar o risco de desenvolver condições como diabetes, depressão, pressão alta do sangue e derrames cerebrais.
> Reconheça que “dormir não é uma escolha de estilo de vida, é uma inevitabilidade biológica. É muito, muito poderosa, e precisamos fazer com que funcione a nosso favor. Dormir é um processo de abstrair”.
> O calcanhar de Aquiles do sono, no entanto, é nosso mundo. “A maior parte dos problemas de sono são obstáculos psicológicos que colocamos no caminho de nosso sono. Como todas as coisas que devemos fazer automaticamente, quando tentamos fazê-las deliberadamente, estragamos tudo”. 
> Vá dormir apenas quando se sentir sonolento e, qualquer coisa, diminua o tempo que tenta dormir: “Muitas pessoas colocam uma boa noite de sono além do alcançável porque estão tão preocupados com o fato de não conseguirem dormir”.
> Ponha o dia para dormir muito antes de colocar a si mesmo na cama. Antes de dormir: reflita sobre o dia, pense sobre amanhã, coloque as coisas nos seus devidos lugares, faça uma lista
> Aprenda a valorizar o descanso e, se necessário, aprenda técnicas específicas de relaxamento.
 
Referência:
HENIEY, Jon. Vencendo a insônia. Diário Catarinense. Florianópolis, 17 de novembro de 2012.
 
Mãe e filha assassinadas em Campo Belo do Sul Anterior

Mãe e filha assassinadas em Campo Belo do Sul

Atrase os ponteiros: o horário de verão termina no próximo sábado Próximo

Atrase os ponteiros: o horário de verão termina no próximo sábado

Deixe seu comentário