logo RCN

AFRICANIDADES

Axé a todos. Jandi. jandiamarante@yahoo.com.br

A história do ser humano começou no continente africano, há 160 mil anos, por isso é considerado o berço da humanidade. Essa informação é comprovada através de achados de arqueólogos e a civilização mais antiga do mundo localiza-se na atual Etiópia. Porém quase nada conhecemos sobre a África, pois o pouco que nos contam são distorções e falsidades.
Esta ascestralidade africana milenar nos é ocultada no nosso dia-a-dia. A história africana é mostrada somente no que se refere as “aptidões naturais” como a música, a dança, mas nunca nos aspectos intelectual, científico, econômico ou técnico.
A situação da África na época da chegada dos europeus, nunca é mostrada: seu alto nível de desenvolvimento político, social, econômico, as tecnologias de mineração e metalurgia, arquitetura, a domesticação de animais, a agricultura irrigada, os conhecimentos de medicina, matemática, astronomia, engenharia e a existência de reinos e civilizações que floresciam antes da invasão dos europeus.
A tradição oral, a linguística e a arqueologia provam, que no continente africano existiam sociedades e culturas quando foi colonizada. Séculos antes dos europeus chegarem na África existiam grandes reinos. O Egito, existente desde 6.000 a.C., localiza-se na África, os faraós eram africanos. Então como continuar afirmando que os africanos são primitivos, incultos, bárbaros, sem civilização, sem fé, sem rei, sem lei.
De acordo com a localização no mapa, junto às bacias hidrográficas formaram-se sociedades e culturas como as do rio Nilo, rio Níger, rio Congo, rio Zambeze. Havia rotas comerciais com ciclos de longa distância, a arqueologia descobriu vestígios de rota, tornando visível uma rede de conexões do interior do continente com as zonas litorâneas e daí para outros lugares.
Podemos também recorrer a Bíblia, livro sagrado dos cristãos para argumentar sobre a existência de reinos e desenvolvimento africano. Quando José e Maria fogem da perseguição de Herodes vão para o Egito levando Jesus.(relembrando o Egito fica na África). Depois do nascimento de Jesus, ocorreu a visita dos três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, este um rei negro que trouxe rica oferenda.
Como vimos, a história dos afrodescendentes não teve início com a vinda para o Brasil, é uma história bem mais antiga, anterior à       escravidão.

Axé a todos. Jandi.
jandiamarante@yahoo.com.br

Anterior

PRESSA

Próximo

A Herança da Doutora Zilda

Deixe seu comentário

Editorial