logo RCN

AUTO-ESTIMA

João Maria

Os manuais de auto-
ajuda se incorporam à vida moderna, tanto quanto os telefones celular ou a internet. Cada vez mais gente encontra inspiração em seus conselhos para perseguir uma vida melhor, seja da parte de vista material, seja da espiritual.

Auto-estima é a melhor aliada do sucesso na vida pessoal e profissional. Não há limite para conquistá-la.

Se todos os títulos de auto-ajuda forem colocados em uma centrifuga, o conselho fundamental que daí resultaria seria: goste de você, tenha confiança em si mesmo, acredite em sua capacidade. Em resumo preserve sua auto-estima. Os psicólogos são unânimos em afirmar que a auto-estima é a principal ferramenta com que o ser humano conta para enfrentar os desafios do cotidiano. Ela determina, em última análise, a forma como nos relacionamos com o mundo. "a pior desgraça é desdinhar aquilo que somos", escreveu ainda no século XVI o filósofo Michael de Montaique. Resume o historiador inglês Peter Burke: "A auto-estima é o conceito mais estudado na psicologia social, e há um bom motivo para isto. Ela é a chave para a convivência harmoniosa ao mundo civilizado".

A auto-estima é vital não apenas para as pessoas mas também para as famílias, os grupos, as empresas, as equipes esportivas e os países. Sem ela não há terreno fértil para aos grandes descobertas nem para o surgimento de líderes. Quem não acredita em si mesmo acha que não vale a pena dizer o que pensa. Desde o início da civilização, o mundo é movido a pessoas que confiam de tal forma nas próprias idéias, que se sentem estimuladas a dividí-las com os outros. Isso vale tanto para cientistas quanto para poetas, tanto para artistas, quanto para políticos. O filósofo grego Aristóteles já observava que a esperança e o entusiasmo juntos formam a centelha da auto-confiança, sem a qual os jovens não teriam futuro.

Hoje se sabe que é possível desenvolver a auto-estima em qualquer idade e mantê-la elevada sempre. O sucesso dessa empreitada depende não apenas da visão que se tem de si mesmo, mas também da avaliação que se faz da sociedade em que se vive. "As pessoas que aprendem a adequar sua maneira de agir aos valores da sociedade em que vivem são as que possuem auto-estima mais elevada".

Para aumentar a auto-estima, não basta apenas ter pensamentos positivos generalizados. "O ideal, é concentrar-se nos pontos fracos que podem se mudados".

JOÃO MARIA DA SILVA

Anterior

VISÃO POSITIVA

Próximo

VISÃO POSITIVA

Deixe seu comentário

Editorial