logo RCN

CIGARRO E VENENO

pOR jOÃO mARIA

Apague o cigarro e acenda a vida. Apague o cigarro antes que ele apague você.

Há quem ache uma delícia fumar, há quem conhece pessoas que fumaram até 100 anos de idade e morreram saudáveis e há também aqueles ou aquelas que acreditam fumar socialmente. Mas na verdade é que o cigarro é um veneno que, como comprova a ciência, mata lentamente. Exagero? Nem tanto. Basta saber que ao fumar apenas um cigarro, ingere cerca de 4.700 toxinas. Uma delas, o alcatrão, concentra 43 substâncias que provocam diferentes tipos de câncer. Outra, a nicotina, diminui a capacidade de circulação do sangue e aumenta a gordura nas paredes dos vasos do coração, podendo levar ao infarto e a outras doenças cardiovasculares.

Para largar o cigarro basta ter força de vontade, determinação e uma boa dose de autocontrole. Ele é um vício e que vício! Recomenda-se beber líquidos em pequenas quantidades e várias vezes ao dia para diminuir a vontade de fumar. Ou ainda mascar gomas, balas, chicletes e gengibre para aliviar o desejo inevitável de nicotina que surge nos primeiros dias de ex?fumantes e faz parte dos efeitos da abstinência - ocasionada pela falta dos componentes do cigarro no organismo. Irritabilidade e ansiedade são um dos quadros mais comuns da abstinência do fumo. E um dos truques para dribrá-los é praticar atividades físicas regulares, uma decisão que ainda evita o desconto da vontade de fumar na comida, brecando assim o ganho de peso.

Fumar pode causar câncer, sobretudo os de pulmão, rim, bexiga, pâncreas, esôfago, boca, estômago e laringe. Também aumenta o risco de doenças respiratórias (enfisema e bronquite), por exemplo de catarata, úlcera e de estômago, pneumonia e tuberculose.

Mulheres que fumam aumentam o risco de infertilidade e a possibilidade de complicações na gestação, tais como parto prematuro, deslocamento da placenta e câncer de colo de útero. Fumar durante a gestação é gravíssimo, além dos riscos descritos acima, as chances de seu filho ter asma quando adulto é de duas a três vezes maior.

Estudos mostram que mulheres fumantes têm mais chances de ter câncer de mama antes da menopausa.

O cigarro só faz o mal para você. A nicotina diminui a capacidade de circulação do sangue e aumenta a gordura nas paredes dos vasos do coração, podendo levar a infarto e a outras doenças cardiovasculares, além de cânceres e doenças respiratórias.

Viva bem sem cigarro. Ele é um dos maiores inimigos.



João Maria da Silva



Luísa Pécora ? De mulher para mulher. Marisa. N 6 ? pg 46


Anterior

O SOL

Próximo

PENSAMENTO POSITIVO ? parte 3

Deixe seu comentário

Editorial