logo RCN

O SOL

Por João maria

A medicina conclui: exposição à luz solar faz mais bem
do que mal. Os conhecimentos sobre a radiação ultravioleta e o aperfeiçoamento tecnológico dos filtros possibilitam que os banhos de sol se tornassem um grande aliado da saúde e da estética.

As pesquisas médicas mais recentes indicam que os benefícios dos raios solares superam possíveis malefícios para a pele. A exposição solar faz bem para o esqueleto, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão arterial. Pode, ainda, prevenir o diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer, como os da mana, próstata, pulmão e intestino. O sol tem, inclusive, ação antidepressiva. É uma alegria ? basta saber usá-lo.

Depois de mais de dez anos relegado ao papel de vilão, o sol ascendeu ao posto de aliado da boa vontade porque se comprovou a sua estreita relação com a vitamina D, essencial ao funcionamento adequado do organismo. Desde meados da década de 90, associava-se a vitamina D a processos deflagrados por 200 genes. O seja, ela está presente na multiplicação de certos tipos de célula, na liberação de hormônios, na absorção de nutrientes e na manutenção do ritmo dos batimentos cardíacos. Uma das mais fascinantes e inovadoras linhas de pesquisa sobre as benesses do sol para a saúde é a que investiga o papel da vitamina D na prevenção a diversos tipos de câncer.

Raios de saúde e alegria - O sol é a principal fonte de vitamina D do organismo. Esse micronutriente é essencial para a saúde. Alguns de seus benefícios: Ossos ? A vitamina D aumenta a absorção de cálcio pelos ossos ? o que faz com que os banhos de sol sejam indicados para combater o raquitismo na infância e a osteoporose na velhice; Sistema imunológico ? A exposição ao sol ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Com células de defesa mais vigorosas, o risco de infecção diminui; Pâncreas ? níveis adequados de vitamina D estão associados a uma redução no risco de diabetes tipo 2. O miconutriente ajuda as células pancreáticas a liberar insulina, o hormônio regulador das taxas de açúcar no sangue; Cérebro ? O sol tem ação antidepressiva. A vitamina D está relacionada a um aumento na liberação de substâncias cerebrais associadas à sensação de bem-estar e euforia, como as endorfinas; Próstata, mama, pulmão e intestino ? Como a vitamina D tem um papel essencial no processo de multiplicação celular, a sua falta está associada a um aumento no risco de câncer, sobretudo de próstata, mama, pulmão e intestino. A incidência dessas doenças chega o ser 50% inferior em regiões ensolaradas; Rins ? A vitamina D está envolvida na síntese de renina, hormônio de controle da pressão arterial. Por isso, os hipertensos podem se beneficiar dos banhos de sol freqüentes.

A bula do sol - Para que todos esses benefícios sejam conseguidos, basta expor os braços ou as pernas ao sol, duas vezes por semana, por períodos de cinco a trinta minutos dependendo do tipo de pele de cada um (pela clara menos sol, pele escura mais sol.) O banho de sol deve ser sem protetor.

João Maria da Silva

Revista Veja ? edição 2043 ? ano 41 ? n 2 ? 16/01/08

Anterior

IRMÃ ADELHARDE

Próximo

CIGARRO E VENENO

Deixe seu comentário

Editorial