logo RCN

Olho no Olho

Oswaldino Baby ? O prefeito das estradas

Oswaldino José Baby, 83 anos, atualmente vive com a família na capital do Estado. Mas o filho de Anita Garibaldi,
como gosta de ser chamado, nos anos 60, assumiu diversos cargos públicos em Anita Garibaldi, entre eles o executivo municipal.

Como ele mesmo conta na entrevista, naquela época as dificuldades eram muitas. No entanto, o Prefeito Oswaldino Baby, conseguiu realizar diversas obras importantes, com destaque para a quantidade de estradas abertas na sua administração.

Amigo pessoal do Prefeito Rui Duarte, a quem declara, que foi o único prefeito a dar-lhe uma atenção especial, ele recebeu a visita de nossa reportagem em sua casa, na região metropolitana de Florianópolis, para contar a história de sua vida pública, e suas realizações em nossa terra querida.

Correio dos Lagos: Teve sua infância e juventude em Anita Garibaldi?

Oswaldino José Baby: Sim. Só estive fora de Anita quando servi o governo. Morei em Anita até 1976, quando era exator estadual. Fui convidado pelo então governador Antonio Carlos Konder Reis. Função ? Sub-diretor da fábrica de calcário em Brusque, ligado à Secretaria de Indústria e Comércio.

Correio dos Lagos: Por que motivo entrou na política?

Oswaldino: Em razão de meu saudoso Pai ser um dos chefes políticos e Escrivão Distrital, do qual foi escrevente até 1947. Quando fui nomeado intendente Distrital de Anita ficando 8 (oito) anos neste cargo. Depois nomeado Exator Estadual. Tornando parte ativa na criação do município e na seqüência a comarca.

Correio dos Lagos: Quais os cargos públicos ocupados no Município?

Oswaldino: 1º. Intendente Distrital, 2º. Exator Estadual, 3º. Vereador por duas legislaturas e por fim Prefeito Municipal de Anita Garibaldi, 4º. Diretor de Operações do Balneário Piratuba, e por último assessor do gabinete do governador por seis anos.

Correio dos Lagos: Em que ano foi eleito pela primeira vez?

Oswaldino: Bem, fui eleito o vereador mais votado em 1963, reeleito vereador em 1966 e Finalmente eleito prefeito em 1968 tomando posse em 31-01-1969.

Correio dos Lagos: Como surgiu o convite para concorrer à prefeitura municipal?

Oswaldino: Na época o Partido era a extinta ARENA, composto pelo Diretório do PSD e UDN. Não havia acerto entre as duas correntes políticas. Foi quando fui indicado para concorrer pela ARENA 2 (dois) do qual fui vitorioso com 37 votos de vantagem.

Correio dos Lagos: Como foi a campanha naquela época?

Oswaldino: A campanha foi bastante calma. Não houve comício, e o condidato da ARENA 1 era um grande amigo meu. Não houve agressões pessoais. Lembro que foi uma eleição disputadíssima, mas tranqüila.

Correio dos Lagos: Quantos anos possuía?

Oswaldino: Estava em pleno vigor da minha maturidade, estava com 43 anos.

Correio dos Lagos: Quem foi o adversário?

Oswaldino: Olivino Freitas, grande amigo. Tanto é, que depois das empreitadas políticas tornávamos companheiros e ainda somos.

Correio dos Lagos: Em que data assumiu a prefeitura e como encontrou o Município?

Oswaldino: O município era pobre e a renda era muito pequena. Conseguimos com muito esforço uma caçamba do Estado e foi comprada uma patrola pequena, tivemos que construir com dificuldade. E isso devemos ao finado José Pereira Neves de saudosa memória.

Correio dos Lagos: Conte a experiência de ter sido um dos primeiros prefeitos de Anita Garibaldi?

Oswaldino: Tive muitas decepções, mas ao mesmo tempo aprendi bastante.

Correio dos Lagos: Por quanto tempo permaneceu no executivo municipal?

Oswaldino: Durante quatro anos.

Correio dos Lagos: Quais foram suas principais realizações como prefeito?

Oswaldino: Abertura de muitas estradas, como a que ligava Anita a São José dos Pinhais (RS). Organizei um plano Rodoviário de Estradas Municipais, de aproximadamente 300 quilômetros, inclusive Celso Ramos que era distrito. Além disso, adquiri caçamba, Máquina Huber-Wargo, caminhonete para socorro e o Colégio Técnico de Contabilidade do segundo grau, Etc.

Correio dos Lagos: Quais as principais dificuldades que encontrou para administrar o município na época?

Oswaldino: Faltava maquinário para completar e conservar as estradas, e ainda tínhamos uma população de aproximadamente 20 mil habitantes e uma pobreza muito grande.

 

Correio dos Lagos: Qual foi sua marca registrada (sua principal obra no Município)?

Oswaldino: Construção da Praça Miguel Baby, calçamento e esgoto que não tinha nada feito. Não culpo o meu antecessor porque a situação no seu mandato era pior ainda. Além disso, implantei o primeiro colégio de segundo grau no município.

Correio dos Lagos: Avalia que fez um bom trabalho na prefeitura?

Oswaldino: Sim. Fiz o que pude. Dei o melhor esforço da minha plena maturidade física e política. Não pude fazer mais devido as dificuldades financeiras porque passava o país.

Correio dos Lagos: Tinha muitos adversários políticos na época?

Oswaldino: Não resta dúvida que tinha algumas pessoas. Mas eram adversários no interesse político do município. Porém sempre estivemos unidos a favor do progresso da nossa terra.

Correio dos Lagos: Por que motivo, após deixar a prefeitura, nunca mais voltou a concorrer ao executivo municipal?

Oswaldino: Fui convidado pelo governador Konder Reis para vir ajudar no governo, pois eu conhecia toda a Região da AMURES.

Outro motivo que me levou a sair de Anita foi a educação dos meus filhos. Porém, sempre ajudei direta e indiretamente as outras administrações, enquanto estava no cargo de assessor político em Florianópolis.

 

Correio dos Lagos: Além dos cargos públicos, quais os outros ocupados no Município?

Oswaldino: Trabalhei como pecuarista.

Correio dos Lagos: Em que ano deixou a cidade, transferindo-se com a família para a capital do Estado?

Oswaldino: Em primeiro de maio de 1976 foi quando me mudei para a Capital do Estado.

Correio dos Lagos: Por que fez isso?

Oswaldino: Fiz pela minha família e, sobretudo pela educação dos meus filhos.

Correio dos Lagos: Deixou magoa de alguma pessoa em especial na cidade dos lagos?

Oswaldino: Não, recordo dos amigos e adversários com muita satisfação e alegria e porque não com saudades.

Correio dos Lagos: Qual o sentimento que mantém de Anita Garibaldi?

Oswaldino: Tenho muita saudade deste povo bom e amigo que me deu muita satisfação.

Correio dos Lagos: Deixou muitos amigos por aqui?

Oswaldino: Não resta dúvida. Recordo das campanhas, dos que me apoiaram nas eleições, dos companheiros de partidos, até dos adversários que tivemos e que depois de alguns anos nos reencontrando, comentávamos da maneira como nos comportávamos politicamente. Seria injusto citar alguns nomes se esquecessem de alguns, por isso não os cito. Mas os tenho comigo em saudosa memória.

Correio dos Lagos: Sempre que pode, procura visitar a cidade?

Oswaldino: Sim, e se não vou mais vezes em Anita, é pelo motivo de doença. Mas mesmo na capital procurei ser uma casa para os anitenses nos anos em que estive como assessor do governador. Tenho muitas saudades de Anita.

 

Correio dos Lagos: Deixe uma mensagem para o povo Anitense?

Oswaldino: Ao meu povo de Anita Garibaldi os meus agradecimentos pelo voto que sempre confiaram em mim em três candidaturas duas como vereador, e uma, como prefeito. Eu Tenho este povo sempre no meu coração com muita gratidão.

 

Perfil do Entrevistado:

Nome Completo: Oswaldino José Baby

Idade: 83 anos

Função atual: Auditor fiscal da Receita estadual

Nome da esposa: Terezinha Aparecida Baby

Nome dos filhos: Sônia das Graças Baby; Miguel Donizete Baby; Maristela Terezinha Baby e João Batista Baby.

Perfil Profissional: Sou filho de Anita Garibaldi, atualmente estou aposentado, mas na vida profissional fui assessor da Secretaria da Indústria e Comércio, depois diretor da Companhia Hidromineral de Piratuba e finalmente assessor do palácio do governo

Anterior

OLHO no OLHO

Próximo

Olho no Olho

Deixe seu comentário

Entrevista