Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Olho no Olho
Campo Belo do Sul em boas mãos
Firmino Aderbal Chaves Branco. Um homem simples e de coragem. Essas características o fizeram por duas vezes prefeito de Campo Belo do Sul. A juventude de seus 67 anos conserva a fibra de um batalhador, que vive 24 horas em função do interesse público e coletivo. Nesta entrevista, ele coloca suas realizações e seus objetivos futuros, iniciando pela campanha do agasalho. Uma iniciativa que promoveu o bem social e ao mesmo tempo a causa dos menos favorecidos.
Correio dos Lagos ? fale sobre a campanha do Agasalho realizada recentemente?
Firmino
- Através da Secretária da Assistência Social, conseguimos realizar uma campanha do agasalho, onde arrecadamos uma grande quantidade de roupas, cobertores e outros itens, os quais serão distribuídos para a comunidade carente do Município.Correio dos Lagos - De que forma foi feita a arrecadação dos agasalhos?
Firmino - Foram espalhadas diversas caixas de arrecadação pelo comércio e outros locais da cidade, para que as pessoas pudessem depositar sua contribuição espontânea.
Correio dos Lagos - As doações superaram as expectativas?
Firmino - Foi muito além do que estava sendo esperado e podemos dizer que foram arrecadadas roupas em bom estado de conservação, que certamente vão melhorar a situação de muitas famílias de Campo Belo.
Correio dos Lagos - Aonde será feito as entregas?
Firmino - Ainda não tenho a certeza de como será feita a entrega, haja visto que é uma responsabilidade da secretaria. Mas deverá ser realizada em breve, atendendo os anseios de nossa gente mais humilde.
Correio dos Lagos - O senhor pode me dizer quais foram os objetivos desta iniciativa?
Firmino - Primeiramente em virtude do grande número de pessoas carentes encontradas e o conseqüente frio intenso constatado em nossa região.
Correio dos Lagos - Uma breve avaliação sobre sua administração?
Firmino - Olha, apesar dos problemas financeiros enfrentados, principalmente em virtude da queda na arrecadação, podemos dizer que estamos conseguindo sobressair. Posso adiantar aqui, a entrega recentemente de duas salas de aula na localidade de Dela Costa, e mais duas na comunidade de Monte Alegre. Além disso, a partir do mês de setembro, estaremos entregando quatro novas salas de aula na região dos Mota, Nossa Senhora dos Prazeres e Divino Espírito Santo, onde irão funcionar os núcleos da escola etinerante, afim de que nossos alunos tenham um melhor conforto, pois até a pouco tempo, o segundo grau naquela região funcionava em locais emprestados e não muito favorável à educação.
Correio dos Lagos - De onde vem o recurso para esses investimentos no setor da educação?
Firmino - São investimentos próprios, que deverão melhorar bastante a situação da educação no Município.
Correio dos Lagos - E com relação ao projeto Beija Flor instalado na comunidade do Dela Costa?
Firmino - Esse foi um projeto muito importante e que merece ser destacado. Através de um convênio com a Secretaria da Agricultura e Epagri, foi instalado lá uma unidade do projeto Beija Flor com cinco computadores e internet, fazendo com que aqueles moradores tenham conhecimento sobre a informatização, essa ferramenta tão indispensável na vida das pessoas nos dias atuais.
Correio dos Lagos - Temos a informação da instalação também de uma biblioteca naquela localidade?
Firmino - É verdade. Isso deve acontecer em no máximo dois meses. Será uma cooperação com o Doutor Hernani Garcia, que é um médico de Florianópolis, o qual possui terreno naquela região. Para se ter uma idéia, a biblioteca deverá ter um acervo de cinco ou seis mil exemplares.
Correio dos Lagos - Existe alguma definição sobre a festa do Município em Dezembro?
Firmino - Se a arrecadação continuar do jeito que está, com absoluta certeza não iremos fazer.
Correio dos Lagos ? Sem dinheiro se torna inviável?
Firmino - Eu não gosto fazer festa com perspectiva de prejuízo. Festa deve existir para dar lucro. E hoje os municípios não têm recursos para investir na realização de eventos. A situação está tão difícil, que comemorações e eventos devem ficar em segundo plano.
Correio dos Lagos - Então quais as prioridades?
Firmino - A princípio o Bairro Lago Azul. Lá estaremos realizando serviços de melhoramento da infra-estrutura, possibilitando a melhoria da qualidade de vida daqueles moradores. Quatro ruas serão devidamente calçadas e um posto de saúde será construído nos próximos meses.
Correio dos Lagos - E o Bairro Sobradinho?
Firmino - Neste, nós já entregamos o ginásio de esportes, que foi totalmente revitalizado, fizemos a reforma do prédio onde funciona o PET, construímos e entregamos a comunidade uma unidade de saúde e no início de 2008, faremos à entrega de asfaltamento das duas ruas principais do bairro. A rua João Rosa e a rua José Martins de Moraes.
Correio dos Lagos - Quais os setores da administração com melhor performance?
É difícil responder, haja visto, temos atacado todos os setores de um modo geral. Talvez a saúde, onde existe uma distribuição constante de medicamentos, onde acabamos de contratar mais um médico para prestar atendimento à população, e, além disso, estamos ativando mais uma unidade da saúde da família, passando de duas para três equipes do PSF. E ainda pretendemos contratar mais um médico e mais um dentista.
Correio dos Lagos ? E na área de educação?
Firmino - A educação é outra área onde o investimento tem surpreendido. No início da administração, adquirimos dois ônibus e reformamos outros dois. Implantamos o segundo grau no Dela Costa e Monte Alegre, um investimento considerado um peitaço, surpreendendo muita gente.
Correio dos Lagos ? E nas demais secretarias?
Firmino - A Secretária de Assistência Social está em fase de instalação, mas muitas coisas já estão sendo feitas. Para se ter uma idéia, estamos pleiteando em Brasília a construção de 100 casas populares no Município. Não posso garantir que todas vão sair, mas pelo menos algumas nós conseguiremos. E se não bastasse só isso, temos a garantia de 15 casas através da Cohab e mais seis casas doadas pela fazenda dos gateados para serem distribuídas para as famílias carentes do Município. A Secretária de Agricultura por sua vez está procurando atender da melhor forma possível à reivindicação de nossos produtores, auxiliando no transporte do calcário e serviços nas comunidades rurais. Enquanto isso posso admitir que no plano rodoviário existem algumas falhas, principalmente em virtude das chuvas impedirem a realização dos serviços de recuperação e melhoramentos da malha viária. Mas sempre que podemos, as nossas máquinas estão à disposição da nossa gente do interior, pois é nossa obrigação dar condições de escoamento da produção e das safras colhidas pelos nossos produtores rurais.
Correio dos Lagos - Como considera a situação das estradas vicinais?
Firmino - Estão num ponto médio. Precisam de reparo urgente. A esperança nossa é que esse tempo melhore, para fazer um arrastão nas estradas do interior.
Correio dos Lagos - Fale sobre o relacionamento mantido com o legislativo municipal?
Firmino - Nunca tive qualquer tipo de problema com o poder legislativo. Pelo contrário, mantemos um vínculo bastante amigável e respeitador, pois é desta forma que poderemos favorecer os anseios da comunidade.
Correio dos Lagos - Reeleição faz parte de seus planos?
Firmino - Não posso negar isso. Mas se surgir outro nome dentro do meu partido com melhores condições de ganhar a eleição, eu apoio plenamente. Caso contrário vou buscar a reeleição sim.
Correio dos Lagos - Por que chegou a esta conclusão?
Firmino - Em virtude de tudo o que foi feito até então, em caso de derrota, ser jogado água a baixo. É necessário ter uma continuidade no trabalho, que tem como principal meta, o desenvolvimento e a prosperidade de nosso município.
Correio dos Lagos - Uma mensagem?
Firmino - Deixo aqui o registro de que existem erros em nossa administração, como qualquer outra, mas tenho sempre dito de cabeça erguida, que jamais me faltou tempo para trabalhar, e se preciso for, estarei 24 horas à disposição do Município de Campo Belo. Aliás, isso não poderia ser diferente, eu sou o prefeito e naturalmente preciso estar todos os momentos em função dos interesses de nossa cidade. Inclusive, aproveito a oportunidade para lançar um desafio publicamente sobre essas declarações. Eu posso dizer com o peito aberto, de que cuido mais dos interesses do Município, do que os meus interesses pessoais. Faço isso porque amo de verdade essa terra e até porque as coisas públicas precisam serem zeladas na sua plenitude.
Correio dos Lagos - Um marco da administração Firmino?
Firmino - São pelo menos três. Algumas ainda vão acontecer. O calçamento no Sobradinho e do Lago Azul, além do trabalho excepcional que vem sendo feito na saúde e educação, acrescido do calçadão que será construído no centro da cidade. Você não pode ter um marco, é necessário ter um marco que abranja todas as esferas, inclusive o interior e suas potencialidades.
Rapidinhas:
Uma Qualidade:
Uma pessoa acessível
Uma vitória:
Inúmeras vitórias. Tenho uma família bastante grande e todos gozam de muitas amizades. Isso é fundamental na vida de qualquer ser humano que tenha consciência.
Um objetivo:
Reeleição.
Uma derrota:
Não existem derrotas na minha vida.
Deixe seu comentário