logo RCN

Olho no Olho

Téba admite reeleição em Cerro Negro

Um homem de bem e de caráter. Esta frase pode definir a personalidade do Prefeito de Cerro Negro Janerson José Delfes
Furtado, o Téba, como é conhecido por todos na região.

O cerronegrense, de 36 anos, se tornou o político mais jovem da história a assumir a cadeira do executivo Municipal. Desportista de berço, ele entrou na política incentivado pelos familiares. Já na sua primeira disputa, foi eleito Prefeito do Município tendo uma votação de 1.347 votos. O jovem político impôs uma diferença de 238 votos sobre o adversário da época. Sua intenção agora é tentar a reeleição no próximo pleito eleitoral.

Correio dos Lagos - Qual o motivo que o levou a ingressar na política?

Janerson José Delfes Furtado - Na verdade, a vontade veio de berço. O meu pai sempre esteve envolvido diretamente com a política, antes mesmo de Cerro Negro ter passado a condição de Município. Ele chegou a ser candidato em Campo Belo do Sul, tanto ao cargo de vereador, como ao de vice-prefeito. Então, posso dizer que a questão familiar influenciou bastante nesta minha decisão.

Correio dos Lagos - Percebe-se que você é uma pessoa extremamente apaixonada pela causas de Cerro Negro. E Além disso exerce uma liderança bastante influente na comunidade. Isso também pode ter contribuído pelo seu ingresso na carreira pública?

Téba ? Pertenço a uma família de raízes e bastante tradicional no Município. Reconheço esse amor que sinto por Cerro Negro. Posso afirmar, inclusive, que tenho orgulho por pertencer a esta terra maravilhosa. Com relação as minhas amizades, faço de tudo para conservar, e além disso, procuro aumentar cada vez mais. Mas acho que isso não teve nenhuma interferência na minha vida pública. Tudo aconteceu naturalmente.

Correio dos Lagos - Reeleição. É um objetivo em sua vida?

Téba ? Não posso negar que tenho interesse. É um objeto particular. Mas deixo esse ensejo nas mãos do meu partido político, PMDB, o qual, me concedeu a oportunidade na eleição passada e ainda sob o critério da avaliação popular. Pois, sabemos respeitar a democracia existente. Se houver outro nome indicado pelo povo, certamente acatarei com a maior alegria.

Correio dos Lagos - Sabemos que encontrou muitas dificuldades no início da administração em virtude das condições financeiras da prefeitura e do péssimo estado de conservação do maquinário. Como foi a superação?

Téba ? Confesso que foi difícil mesmo. Assumi uma casa extremamente desajustada, mas aos poucos com a determinação de nossos funcionários, fomos acertando os ponteiros e as coisas começaram a fluir com mais facilidade.

Correio dos Lagos - Sempre mostrou-se favorável a administração pública de seis anos e não quatro como acontece atualmente. Qual a razão dessa vontade?

Téba - Os dois primeiros anos de mandato, geralmente, perde-se tendo que arrumar a casa. Sobra na verdade, os dois últimos anos para mostrar sua capacidade de administrar. Eu acho que é muito pouco. Quando se entra dentro de uma administração pública, a vontade, é de fazer mais e mais, de deixar uma boa impressão para a população. No entanto, muitas vezes acaba esbarrando nas dificuldades financeiras do Município e outros impedimentos que determinam o rendimento da equipe, como por exemplo, a falta de parceiros e aliados que tragam a consistência para realizar um bom trabalho.

Correio dos Lagos - Como foi para você, a experiência de sair de tranqüila vida de comerciante, para entrar num espaço cheio de surpresas e de muita correria, como é o dia-a-dia do administrador público?

Téba ? É a mesma coisa do que trocar água por vinho. Antes eu tinha a liberdade de fazer aquilo que desejasse. Aqui é totalmente ao contrário. Somos obrigados a conviver com o orçamento. Muitas vezes não podemos atender com mais agilidade, porquê, situações adversas nos impedem.

Correio dos Lagos - Como é o seu relacionamento com os vereadores do Município?

Téba ? Uma convivência de bastante harmonia. Praticamente todos os projetos encaminhados foram aprovados no legislativo. Temos procurado manter sempre o diálogo aberto com os vereadores, afim de, que o nosso povo saia ganhando com realização de obras e outras prioridades.

Correio dos Lagos - E com o vice-prefeito?

Téba ? Uma relação amistosa.

Correio dos Lagos - Existem boatos na cidade sobre uma possível composição com o PP, onde o Jair Batista Martins, poderia ser o candidato à vice-prefeito. Existe essa possibilidade?

Téba ? Na verdade os rumores surgiram no momento em que apoiamos o Jair na presidência da câmara. Isso tendência depende do partido e não de mim. Sobre possíveis alianças, quem vai decidir é o partido e no momento certo.

Correio dos Lagos - E a possibilidade de coligação com outros partidos?

Téba - Sem dúvida alguma. O PMDB está de portas abertas para as possíveis junções políticas. Tudo é possível se haver conversações e acontecer isso dentro de uma lógica, onde o PMDB tem o candidato majoritário, que pode ser eu ou outra pessoa indicada pelo partido.

Correio dos Lagos - Você mantém um relacionamento bastante cordial com o Senador Raimundo Colombo. Isso pode ser uma garantia de aproximação do PMDB/PFL?

Téba ? Eu tenho a promessa do apoio do senador. Em Brasília na semana passada ele voltou a afirmar o compromisso de me ajudar na reeleição. O Raimundo espera que o PFL esteja conosco, mas mediante a isso, acontecer ou não, ele garantiu que vai dar sustentação a minha pessoa no pleito eleitoral de 2008.

Correio dos Lagos - Cite algumas melhorias realizadas em sua administração?

Téba ? Houve grandes investimentos na saúde. Foi recuperado o posto de saúde do Araçá. Adquirimos um odonto-móvel, e um veículo van para o transporte de pacientes fora do Município. Na educação, implantamos a biblioteca pública, além do mais, adquirimos um micro-ônibus novo e um ônibus usado.

Na área social, estamos investindo na construção de sanitários para famílias carentes. Está em andamento o projeto de 30 casas populares, as quais, serão construídas na comunidade do Cruzeirinho e na sede da cidade.

Na agricultura, adquirimos uma retro-escavadeira nova. O trator de esteira foi completamente reformado. Enfim, posso afirmar que agora as coisas estão andando conforme gostaríamos. Esperamos realizar muitas obras nestes 18 meses restantes.

Correio dos Lagos - Como está a situação financeira do Município?

Téba ? Tranqüila. Estamos com os pés no chão. Sem nenhuma dívida na praça. Tudo o que se compra se paga. O importante disso tudo é que recuperamos o crédito e tendo crédito, se torna bem mais fácil administrar.

Correio dos Lagos - Cerro Negro atualmente vive uma realidade bem diferente, fazendo uma comparação à 10 anos atrás. Na sua opinião, quais os fatos relevantes que ajudaram para este crescimento social e econômico do Município?

Téba ? Um dos pontos principais, foi o asfaltamento da SC 458, feito pelo Governador Luiz Henrique da Silveira. Essa obra na verdade mudou a cara da cidade. Deu uma outra dimensão. Também não vamos deixar de dizer que estamos fazendo a nossa parte. Só para se ter uma idéia, na questão de educação nosso Município avançou 30 posições no ranking do Estado. O povo está se aperfeiçoando cada vez mais e tudo isso está sendo importante para continuarmos neste crescimento gradativo, como vem acontecendo notoriamente nos últimos anos.

Correio dos Lagos - As usinas construídas na região contribuíram para o desenvolvimento?

Téba ? Sim, absolutamente. Foram importantes para o desenvolvimento de toda a região dos lagos. Mas gostaria de destacar, aqui, a atuação dos nossos representantes políticos, como é o caso do Deputado Eliseu Mattos, o Deputado Federal Fernando Coruja, o Senador da República Raimundo Colombo, além do Secretário da SDR Osvaldo Uncini, o Juarez Mattos que recentemente assumiu a direção geral da entidade e ainda o Secretário da Agricultura Antônio Ceron, os quais, sempre tem nos auxiliado nas reivindicações. É um momento especial, que temos que aproveitar para expandir nossa bacia leiteira, o projeto do mel e outras alternativas que tragam uma renda melhor para nossos agricultores.

Correio dos Lagos - A delegacia já tem uma data para ser inaugurada?

Téba ? A delegacia está praticamente com as obras finalizadas, restando apenas alguns serviços de acabamento. A promessa, é que esses pequenos detalhes que ainda faltam, sejam concluídos no início do mês de julho e a inauguração possa acontecer no final do mesmo mês.

Correio dos Lagos - Qual o principal motivo da criação da festa do Colono?

Téba ? A festa é uma parceria do poder público municipal e a Igreja São Francisco de Paula. A atividade agrícola representa a principal fonte de renda de nosso Município. Portanto, nada mais justo, que façamos um evento para confraternizar o dia do colono e ao mesmo tempo buscar uma valorização maior para os nossos produtores rurais.

Correio dos lagos - Quais as principais atrações do evento?

Téba ? A corrida de Mula e de carretas de boi, envolvendo toda a família, além, é claro das provas de trator, acredito que seja o momento primoroso da festa. Será um dia especial, que certamente, ficará armazenado na historia de nosso Município.

Correio dos Lagos - Quer aproveitar a oportunidade para lançar o convite as pessoas de toda a região?

Téba ? Sem dúvida. Deixo aqui registrado o convite à toda população da região dos lagos, para que venham participar conosco da primeira festa do colono em Cerro Negro. O evento acontece no dia 29 de julho na praça central da cidade.

Correio dos Lagos - Com relação a festa da agricultura Familiar. Como está sendo planejada?

Téba ? O evento não acontece mais no mês de setembro e sim nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro de 2008. No dia 30 de setembro faremos a escolha da rainha e princesas da festa. O baile terá a animação do grupo "Os monarcas".

Correio dos Lagos - Qual o motivo desta mudança no calendário da festa?

Téba ? A principal razão, é pelo fato de que no mês de fevereiro começa a colheita da safra na agricultura. É isso que queremos comemorar. A abundância, a lucratividade, a alegria de nossos agricultores.

Correio dos Lagos - Existe a possibilidade das festas da agricultura familiar e do mel ocorrerem paralelamente nesta mesma data?

Téba ? Já houve esse acerto e os dois maiores eventos do Município vão estar acontecendo de forma parelela.

Correio dos Lagos - Pode citar algumas atrações previamente acertadas para o evento?

Téba ? Show com Chiquito e Bordoneio e o Grupo Rodeio. Além de Bailes com João Luiz Correia e Os atuais, são algumas atrações já confirmadas. Estamos avaliando ainda a possibilidade de trazermos um show nacional.

Correio dos Lagos - Quais as prioridades a partir de agora?

Téba ? Estradas. Queremos melhorar todos os acessos do interior. Para isso, estamos adquirindo uma patrola nova e mais uma retro-escavadeira nos próximos dias. Nossa intenção é satisfazer a necessidade de prioritária dos agricultores.

Correio dos Lagos - Quer deixar uma mensagem final?

Téba - Uma mensagem de agradecimento, primeiramente, aos meus familiares, meu pai, minha mãe, minha esposa e meu filho, que sempre estiveram do meu lado, oferecendo o incentivo e a coragem necessária para suportar os momentos de fraquezas encontrados pelo caminho. Também, elevo aqui, minha gratidão à toda a minha equipe de trabalho, meus funcionários municipais, e demais pessoas que fazem parte da administração. Ao povo quero dizer, que, estou aqui trabalhando com garra e perseverança pensando sempre no bem comum da coletividade e num futuro cada vez melhor para nossos Cerro Negrenses.

Rapidinhas:

Uma qualidade:

Teba ? A humildade. Sempre procurei ser uma pessoa simples e bastante humilde.

Uma derrota:

Téba - Não me recordo. Talvez, de não poder ajudar com mais intensidade a todos os anseios da população.

Uma vitória:

Téba ? Ter chegado ao executivo municipal com a consciência tranqüila.

Um desafio futuro:

Téba - Entregar o cargo com a satisfação do dever cumprido. Tendo a certeza que fiz o melhor pela população do Município.

Anterior

Olho no Olho

Próximo

OLHO NO OLHO

Deixe seu comentário

Entrevista