Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Agricultores do Município fazem visita técnica em parreirais da região
Celso Ramos
O
s 14 agricultores participantes do programa de Implantação de Plantio de Uva no Município, tiveram a oportunidade de visitar parreirais nos municípios de Videira e Pinheiro Preto, onde puderam ver na prática os diversos sistemas de estruturas de parreirais e outros aspectos importantes a serem observados por quem está iniciando a atividade.A primeira visita técnica do grupo de futuros fruticultores, aconteceu na terça feira (17/04), e foi promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura de Celso Ramos.
Na oportunidade foi possível observar o entusiasmo dos agricultores. Os irmãos Ronaldo e Vanderlei Bonamigo, moradores da comunidade de Caravagio, vão plantar cerca de 1 hectare cada e estão bastante confiantes com a implantação da nova cultura em suas propriedades: "Há tempo nós tínhamos a intenção de plantar uva para ter mais uma opção de renda na agricultura. Agora com este projeto a gente se sente mais seguro pois temos o apoio da Secretaria da Agricultura que, além de outros incentivos, vai nos dar toda a assistência técnica que precisamos pois não temos prática nenhuma nesta nova atividade.", comenta Ronaldo Bonamigo
O Projeto Uva foi idealizado pelo secretário municipal Ildo Pelozato, ou Borge, como é mais conhecido pelas pessoas na cidade e tem o apoio do prefeito em exercício Ermínio Surdi e também do prefeito José Alciomar de Matia. "Os agricultores do nosso município são, na maioria, descendentes de imigrantes italianos e, para eles, o plantio de uva e fabricação de vinho sempre foram atividades que faziam parte da sua cultura. Infelizmente com o passar dos anos, os parreirais domésticos foram se terminando e essa cultura foi sendo esquecida. Nosso desejo agora é de, além de implantar uma nova opção de renda para nossos agricultores, poder também fazer um resgate de uma atividade que fazia parte da cultura de nossos antepassados imigrantes de italianos.", explica o secretário Borge.
O secretário Borge está bastante satisfeito em poder iniciar este projeto: "Eu, como sou agricultor, tenho conhecimento das dificuldades que nossos agricultores passam na atividade. Por isso, tenho a certeza da importância de se criar novas alternativas de renda que venham a viabilizar a permanência de nosso povo no campo. Paralelo ao Projeto Uva, estamos planejando, juntamente com o agrônomo Renato e o nosso pessoal da equipe da secretaria da agricultura, e em breve vamos por em prática, novos projetos, novas atividades que vão beneficiar mais agricultores de nosso município", finaliza Borge.
A parte técnica do projeto está sendo executada com a coordenação de Roberto Viecelli e a parceria da equipe técnica da secretaria municipal da agricultura. Borge conta que: "Nós convidamos o Viecelli para coordenar este projeto em nosso município em função de conhecermos a vasta experiência que e ele tem na área de vinicultura, haja vista a bem sucedida implantação do cultivo de uva no município de Anita Garibaldi, na ocasião em que Viecelli exerceu o cargo de secretário municipal da agricultura."
Viecelli está bastante entusiasmado com o novo desafio: "Estou bastante confiante no sucesso deste projeto pois vários aspectos positivos estão se somando: os agricultores que estão participando do projeto são pessoas jovens, com muita força de trabalho e vontade de aprender. Além disso, conto com a equipe técnica da secretaria da agricultura e todo o apoio da administração municipal.", conta Viecelli.
O agrônomo da secretaria Renato Maciel, que assessora Viecelli na assistência técnica aos agricultores beneficiados, conta que o Projeto Uva vai ser iniciado com o plantio de 9,5 hectares, sendo que a área mínima por agricultor é de 0,4 hectares (4.000m2) e a máxima 1 hectare (10.000 m2), regras estas que, segundo Maciel, foram definidas durante o planejamento e elaboração do Projeto.
Deixe seu comentário