Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Encontro homenageou as mulheres do Município
Celso Ramos
A
proximadamente 250 mulheres de todas as idades e classes sociaisparticiparam do sétimo encontro da Mulher Celsoramense. O evento realizado no salão da capela Nossa Senhora do Caravágio, distante cerca de cinco quilômetros do centro da cidade, teve como objetivo principal, festejar o dia internacional da mulher, comemorado em todo o planeta. A festa foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de agricultura, com a colaboração da extensionista local da Epagri Elisandra Guarda. O Prefeito em exercício e o Prefeito Licenciado, Erminio Surdi e José Alciomar de Mattia, respectivamente, estiveram presentes no encontro.
Elas chegaram bem cedo, vindas de todas as partes do Município. Foram recepcionadas pelo grupo de mulheres "Companheiras na Luta", da comunidade local, que desta vez promoveu o encontro. A cada ano o evento é realizado em uma localidade diferente. O salão da capela ficou praticamente lotado. Entusiasmo e alegria foi o que mais se viu no rosto de cada participante. Após as apresentações, iniciaram as muitas atividades programadas. "É um dia especial para cada uma de nós", ressalta a agricultora Doralina Bornagui Bedin, de 56 anos de idade. Para ela, é um dia importante, para se conhecer a realidade vivida por outras mulheres e fazer novas amizades.
Diversas apresentações foram feitas. Cada localidade trouxe uma atividade diferenciada, com o intuito de divertir as companheiras e mostrar as dificuldades por elas passadas em suas lutas do dia-a-dia.
"Nós estamos através deste tipo de organização, conquistando nosso espaço na sociedade", Salientou Marizete Scussel Pelozato. "Antes nossa classe não tinha nenhuma vez, somente ficávamos atrás de um fogão de lenha, sendo sempre determinadas pelo marido. Hoje em dia a realidade já é bastante diferente. Temos o nosso laser, temos os nossos afazeres, podemos ter o nosso trabalho, enfim, conquistamos os nossos direitos, mostrando que somos tão capazes, do que o próprio homem" emendou a agricultora.
A Coordenadora Elisandra Guarda, que trabalha com as mulheres do interior há vários anos, disse que o encontro, nada mais é, do que uma forma de promover o congraçamento e a troca de experiências. "Vemos que elas se sentem maravilhadas com esta ação, por se sentirem, independentemente de suas classes sociais e profissões, que recebem um tratamento de igualdade. Daqui elas saem motivadas e com novas perspectivas para a realização de seus compromissos diários", explicou Elisandra.
Segundo ela, a mulher deve sempre ser valorizada pela sua atuação, força de vontade e contribuição que tem dado em prol de uma sociedade cada vez melhor e mais humana.
Diversos brindes foram sorteados durante o dia. Um almoço foi gentilmente servido às participantes. O tradicional bolo, indispensável em qualquer evento comemorativo, também não poderia deixar de faltar. À parte da tarde foi reservado mais para as brincadeiras, fazendo com que o entrosamento entre elas, fosse cada vez maior. No final ficou o adeus parcial, com o comprometimento de cada uma delas na participação da edição seguinte, que ainda não tem um local definido para a realização.
Deixe seu comentário