logo RCN

Idosos com melhor qualidade de vida

Abdon Batista

Aproximadamente 60 idosos freqüentam regularmente o grupo de idosos conviver, no Município de Abdon Batista. Ali, duas vezes por semana (segundas e sextas-feira), eles participam de diversas atividades comandadas pela profissional de educação física Tanismara Palavro e a fisioterapeuta Caline Manfredi, tendo ainda o acompanhamento da assistente social Karine Freitas Busnello. Nas segundas-feiras, os idosos participam de atividades recreativas, envolvendo jogos, danças e dinâmicas no ginásio de esportes. Nas sextas-feiras é dia de aprimorar o condicionamento físico e serem orientados sobre diversos temas ligados principalmente a saúde e a higiene pessoal.

O aposentado Estefano Santo Ross, 68 anos, conta que depois que começou a freqüentar o grupo Conviver, se sente bem melhor e os problemas enfrentados deixaram de existir. \"Aqui a gente está no meio de amigos. Somos uma família, onde todos se ajudam. Nos divertimos muito e isso ajuda a espantar as tristezas e as angústias do dia-a-dia\", comenta seu Estefano, lembrando com orgulho da medalha que ganhou recentemente competindo na cidade de Campos Novos, durante os jogos regionais dos idosos. \"Eu fui campeão num jogo de cartas chamado de três sete, ao lado do amigo Valdomiro Guzatti. Representamos muito bem o nosso Município e essa alegria, só foi possível graças estarmos participando do grupo de idosos\", destacou o aposentando.

A assistente social Karine Freitas Busnello, diz que as atividades desenvolvidas têm o objetivo de trabalhar a consciência, provocando estimular o corpo e a mente para que tenham uma vida saudável, com muita energia e disposição. \"A intenção é oferecer uma oportunidade para que mostrem o talento que cada um possui dentro de si. Alguns têm aptidão para contar piadas, outros para a música, outros ainda preferem as atividades esportivas, enfim, seja qual for a sua preferência, procuramos valorizar o ser especial que são, com a finalidade de proporcionar o entusiasmo e a alegria necessária que precisam para espantar a depressão e o stress, doenças muito comuns entre as pessoas com idades mais avançadas\", salienta Karine.

Segundo ela, a administração municipal se preocupa muito com a terceira idade, proporcionando vários incentivos para melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. \"Para o ano que vem existe a expectativa da implantação de uma academia ao ar livre para a prática de atividades físicas, além da construção de um centro de convivência para estimular ainda mais a socialização e a integração de nossos idosos\", observa a assistente social.

Anterior

Energia

Próximo

Kombi IGK visita escola de Anita Garibaldi

Deixe seu comentário