Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Prefeitura viabiliza a construção de nova unidade de saúde
Campo Belo do Sul
Estão bem adiantadas, as obras de construção da unidade de saúde, no bairro Lago Azul, em Campo Belo do Sul. O empreendimento está sendo custeado pelo Governo do Estado, com recursos na ordem de R$ 150 mil, e contra-partida da prefeitura no valor de R$ 30 mil. \"A futura unidade de saúde, tem a parceria do estado, que nos disponibilizou recursos, através de um projeto desenvolvido pelo município\", contou a secretária municipal de saude, Vanuza Brunetta, não adiantando uma data possível para a conclusão da obra. \"Ainda não temos uma data provável de término, mas será o mais breve possível\", comenta Vanuza
Segundo ela, no local pretende-se prestar todos os serviços de procedimentos de enfermagem, incluindo, verificação de pressão arterial, curativos, atendimento médico, odontológico, aplicação de injeção, entre outros serviços pertencentes à atenção básica.
O investimento deverá atender em torno de 613 famílias, num total estimado de duas mil pessoas daquele local e outros bairros de abrangências mais próximas.
Depois da conclusão do prédio, a secretaria municipal de saúde começa a aquisição de equipamentos, e outros materiais necessários para a utilização dos profissionais de saúde. \"Estes equipamentos serão adquiridos posteriormente com recursos do município\", lembrou, ela.
De acordo com a secretária, no município existem dois postos de saúde, e três equipes de Estratégia de Saúde da Família ? ESF. \"Precisamos de uma terceira unidade de saúde , para podermos estar descentralizando os serviços da unidade central e reorganizando os serviços para melhor atender a população\", admitiu, avaliando que as equipes de saúde da família, trabalham com território de abrangência definido, e são responsáveis pelo cadastramento e acompanhamento da população, entre outras ações. \"Com a abertura da nova unidade de saúde, ficaremos mais próximos das famílias de abrangência dessas áreas, podendo trabalhar a prevenção necessária com as principais doenças constatadas pelos profissionais de saúde, tais como: Diabetes, Hipertensão, Depressão,Parasitoses,Distúrbios Gastrointestinais, entre outros\", destacou Vanuza, emendando que os serviços deverão contribuir para melhorar a qualidade vida dos moradores. \"Deveremos estar buscando a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a reabilitação, que é uma das práticas principais do ESF\", finalizou.
Deixe seu comentário