logo RCN

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

Anita Garibaldi Diocese de Lages

Prezados leitores e leitoras, terminou o ano Paulino, porém não se termina a nossa devoção a este grande santo e Apóstolo São Paulo. Na edição passada falávamos sobre a primeira viagem de Paulo, hoje refletiremos sobre a segunda e a terceira viagens desse grande missionário. A segunda viagem segundo Atos dos Apóstolos nos capítulos 15,36-18,23 se dá nos anos 49-52. Também começa e termina em Antioquia da Síria.
Paulo viaja com Silas, Timóteo e talvez Lucas. A grande característica da segunda viagem é esta: o Evangelho entra na Europa. Um europeu aparece a Paulo numa visão e pede ajuda. Em Filipos nasce a primeira comunidade cristã européia, justamente na casa de Lídia, mulher asiática, natural de Tiatira, comerciante de púrpura. Num só episódio, Lucas concentra um dado cultural iluminado pelo evangelho, um milagre de Paulo e a tribulação que daí lhe vem. Lucas reservou o discurso de Paulo para as elites intelectuais da cidade de Atenas.
A terceira viagem acontece entre os anos 53-57, segundo Lucas escreve em atos dos Apóstolos nos capítulos 18,23-21,17, e também começa em Antioquia da Síria, mas termina em Jerusalém, provavelmente contra a vontade de Paulo, que foi levar o resultado do mutirão internacional de solidariedade e acabou preso.
O agente principal da terceira viagem é Éfeso. Por dois anos ensina na escola de tirano. Mais adiante, no discurso de despedida, fala de três anos vividos nessa cidade. Lucas sintetiza esse tempo com uma frase: todos os habitantes da Ásia, judeus e gregos, puderam ouvir a Palavra do Senhor. É a principal característica dessa viagem. Nesse tempo, Paulo enfrenta muitos problemas, como a questão dos exorcistas judeus itinerantes e a queima de livros de magia.
O conflito ou tribulação explode também nessa viagem. Lucas narra ainda um milagre de Paulo, a ressurreição de Êutico e registra um discurso do apóstolo.
Caríssimos irmãos e irmãs que nos acompanham mensalmente através deste veículo de comunicação, é importante e até nos emocionamos muito e muitas vezes quando falamos sobre as histórias de nossos avós, pais e mães, de nossos amigos, de nossa região de onde viemos, de onde nascemos, porque não também aprendermos um pouco a vida e a história dos Santos de nossa Igreja? Por isso convido você meu irmão, minha irmã para que cada vez mais fortaleçamos a nossa fé, para que a conversão de São Paulo nos entusiasme a nos converter cada vez mais, nos esforçarmos para sermos Igreja viva, mesmo com os nossos desafios, mesmo com as nossas dificuldades, porque Paulo teve e muitas.
Oração à São Paulo

Ó grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso Mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos - "Já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim".
Iluminai a todos os povos com a luz do Evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabelecer no mundo, o Reino da justiça e de amor do vosso Mestre. Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levam Cristo a todos os povos. São Paulo apóstolo, rogai por nós.
Relembramos que as cartas de São Paulo são encontradas no Novo Testamento e são elas:
Romanos; Corintios I; Corintios II; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; Tessalonicenses I; Tessalonicenses II; Timóteo I; Timóteo II; Tito; Filemon; Hebreus.
O ano Paulino teve o seu início no dia 28 de junho de 2008 e terminou no dia 29 de junho de 2009, mas a nossa fé continua sempre viva. Portanto vamos lembrar desse grande Missionário e seguidor de Jesus Cristo.
Mais uma vez muito obrigado pela companhia através do Jornal Correio dos Lagos.
 

 

Pe. Angelo Manoel da Cruz
Pároco de Anita Garibaldi
Diocese de Lages

Anterior

Jogo Aberto

Próximo

ALGUMAS IDEIAS DE DISRAELI

Deixe seu comentário