logo RCN

A cultura na semana da pátria

Aquele barulho de gente conversando parece uma bagunça geral. Quem é recém-chegado num lugar assim, com barulho de conversa, pode acabar sentindo-se meio perdido, deslocado no meio tudo, porém quando presta atenção em uma conversa em particular, percebe que o nexo está no ar. Percebe que na verdade a barulheira é o resultado da coerência de ideias apresentadas e discutidas.
Quem entrar no Salão Paroquial de Anita Garibaldi durante a 1º Mostra Cultural vai perceber que no meio do barulho de muita conversa, entre homenageados, estudantes e demais participantes, há muita informação interessante. A curiosidade tem de ser acordada para que cada pequeno detalhe seja descoberto, tanto no que é dito quando no que é mostrado através do ambiente todo decorado para homenagear grandes anitenses que fizeram e ainda fazem história, e que mesmo sem querer acabam marcando vidas através de seus trabalhos e atenção dispensada às pessoas durante anos.
A 1ª Mostra Cultural traz mais do que nomes famosos, ela traz o contato entre pessoas de diversas gerações que vivem sobre a influência desses nomes no seu dia a dia, promovendo um tipo de integração geradora de conhecimento.
A cultura é um dos bens mais importantes de uma sociedade, e quanto mais ela sobrevive ao tempo, mais barreiras ela é capaz de derrubar. Por isso, um evento como esse promovido em Anita é válido também para ajudar a fortalecer aspectos culturais que podem ter se apagado com o tempo, mas ainda mantêm-se vivos.
Visitar a mostra é muito importante para aqueles que gostam de ver até que ponto os costumes e as personalidades do local coseguem chegar, atingindo direta ou indiretamente a vida das pessoas e servindo como parte da identidade de um povo.
 

Anterior

Reduções

Próximo

Diferenças e dignidade

Deixe seu comentário