logo RCN

A mão amiga que tanto se faz necessária

Investir na educação jamais será dinheiro jogado fora, pois é por meio do apoio ao conhecimento que é possível ir além. Se não fosse por pessoas e investidores que acreditaram que estudos e projetos aparentemente bizarros pudessem dar certo, não existiria metade das tecnologias e avanços em todas as áreas como é possível desfrutar na atualidade.
Durante a entrevista com o aluno Patrick, que junto com orientadores desenvolveu um projeto de combate ao câncer de pele percebeu-se quão é pequeno o apoio dos órgãos públicos para com projetos que podem muito contribuir para o bem.
Se o projeto 'Avaliação em vitro do potencial biológico do Heliotropium indicum (L.) em células tumorais de carcinoma epidermólise humano', que está credenciado para representar o Brasil na feira Infomatrix no México e na Escócia, receber ajuda de quem principalmente deve prestar apoio, ou seja, o poder público, eles estariam com a certeza de que vão participar das duas feiras, mas eles não podem afirmar nada sem ter o recurso suficiente para custear a viagem.
O câncer de pele, assim como outros tipos de cânceres, preocupa pela gravidade que é a doença. Uma planta comum na Região dos Lagos, a Crista de Galo, mostrou através de análises laboratoriais a eficácia no combate ao câncer de pele. Mas, para que um dia esse possível medicamento chegue as pessoas que necessitam, muito estudo e aperfeiçoamentos precisam acontecer. Só na ANVISA são necessários 10 anos de testes.
Se o Governo direcionar recursos para projetos científicos na área da saúde, pode ser que o Brasil passe a desenvolver medicamentos cuja fórmula tenha sido descoberta e aperfeiçoada no nosso país mesmo, e não apenas reproduza fórmulas prontas que chegam de outros países para serem reproduzidas aqui.
Nas mentes brasileiras existe muito talento e vontade, basta acreditar e ajudar para o progresso. Nem só de dinheiro é que o progresso se constrói, se não existirem boas ideias, dedicação, entusiasmo, entre outros fatores, também não é possível ir além. Precisa-se de mais união, de abraçar a causa e lutar juntos.

Anterior

Uma violência que chocou a comunidade

Próximo

O medo da violência aguçado com a falta de proteção

Deixe seu comentário