Anita e Campo Belo, 58 anos de histórias
Há 58 anos, dois importantes municípios da Região dos Lagos ganhavam a liberdade, deixavam de ser distritos e com a audácia e persistência de pessoas que acreditavam nessa região, transformavam Anita Garibaldi e Campo Belo do Sul em municípios atuantes e que dão nome a essa região.
Se pararmos para analisar a trajetória desses dois municípios ao longo desses 58 anos, muita coisa mudou, algumas para melhor, outras nem tão boas assim, mas ambos, apesar das dificuldades continuam em desenvolvimento, mesmo que em passos lentos, principalmente Anita Garibaldi que parece viver em momentos de crise há anos e com um povo desacreditado de mudanças e perspectivas de mudanças.
Já Campo Belo do Sul se tornou a cidade dos grãos, com grandes produtores que investem em tecnologia, maquinário e principalmente acreditam no potencial do município e consequentemente o crescimento é notório, o que acarreta em um povo feliz e confiante num futuro próspero.
São muitas realidades diferentes se a análise for feita com cautela e em detalhes, apesar de serem municípios de uma mesma região. A exemplo são as comemorações de aniversário, em que Campo Belo chamou a população para a praça e ofereceu uma programação especial e gratuita. Já Anita nem uma luz de Natal foi colocada na praça e apenas a Paróquia celebrou o dia de Santa Bárbara com carreata e missa solene e festiva. É de conhecimento da população de que o município anitense passa por dificuldades já há algum tempo, mas é necessário muitas vezes analisar de fato o que é essencial e o que a população merece, afinal, sem moradores não existe cidade.
Não precisava festa, mas ao menos uma cerimônia para acendimentos de luzes de Natal e chamar o povo para cantar o hino, seria uma saída para não passar em branco o aniversário do maior município da Região dos Lagos.
Deixe seu comentário