Nos últimos dias a Região dos Lagos esteve de festa em dose tripla. Os aniversários de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Esmeralda encheram as ruas desses municípios de pessoas durante as festividades. Uma parte delas comemora a passagem de mais um ano de emancipação político-administrativa, enquanto outra parte fica mais envolvida com o movimento que quebra a rotina dessas cidades e traz até elas gente de diversos lugares da região.
Anita e Campo Belo do Sul já passaram do meio século de autonomia política, porém Esmeralda chegou este ano ao seu cinquentenário e realizou uma festa como somente os gaúchos são capazes de fazer, com muitas apresentações artísticas, bandas tradicionalistas, gente pilchada, churrasco e chimarrão, tudo no Memorial José Mendes, um local de encher os olhos e agradar a todos.
Campo Belo do Sul resolveu inovar com um evento novo no calendário festivo municipal: a 1ª Festa da Integração Campo-belense. Além disso, a cidade inaugurou a iluminação de Natal e presenteou as crianças com a um novo parque infantil.
Anita Garibaldi, por sua vez, fez uma festa que foi noite adentro na festa do seu feriado municipal. Além disso, as comemorações em honra à padroeira do município, Santa Bárbara, farão com que a o festa se prolongue até o dia oito deste mês.
Comemorar é muito bom, ainda mais quando se comemora aniversários, afinal de contas um ano a mais não significa apenas a passagem de 365 dias. Comemora-se, principalmente, a história e as conquistas alcançadas. Embora nem tudo seja flores (em certas situações há pedras que incomodam a caminhada) ninguém deve abaixar a cabeça. Foi acreditando no futuro que esses municípios cresceram e enfrentaram as dificuldades típicas das pequenas cidades brasileiras.
Viver num município pequeno nem sempre é a melhor coisa do mundo, mas numa época festiva como essa se percebe o quanto é bom sentir-se em casa e conhecer a pessoa que está ao seu lado.
Essas três comemorações juntas fazem com que o morador da Região dos Lagos sinta-se a vontade na grande família da qual faz parte.
Deixe seu comentário