logo RCN

As ações do tempo quaresmal no dia a dia

 Durante um período de quarenta dias os cristãos vivem a Quaresma. O período conhecido como tempo de absterce de regalias e dedicar-se de modo mais aguçado a oração é uma tradição de muitos e muitos anos.

Ao longo dos tempos a cultura religiosa católica, assim como a grande maioria das coisas do mundo, vem passando por transformações. Porém, o que foi escrito na Bíblia, o livro dos cristãos, não se alterou nas páginas. 
Não é de hoje, que se nota como os princípios bíblicos são alterados por costumes e filosofias humanas.
Comparando a forma como a quaresma era vivenciada antigamente, por exemplo, cinquenta anos atrás e como é vivida nos dias atuais a de se reconhecer como muita coisa mudou.  Aparecem cada vez mais os costumes pagãos que tentam sempre driblar os princípios bíblicos. 
Antigamente não se dançava na quaresma, e muito menos se promoviam bailes nesta época, dentre outros costumes. Hoje em dia essas práticas são vistas como comuns durante estes quarenta dias.
A Páscoa tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. Mas o verdadeiro sentido desta data cristã não é o chocolate sendo presenteado entre as famílias, amigos etc.
Ser solidários, ajudar os mais necessitados, viver bem em comunidade, ser justo, honesto dentre outras qualidades, são algumas das práticas do período quaresmal. As bem feitorias de boas ações dos cristãos, as quais são enaltecidas para esta época são práticas que podem serem feitas durante qualquer dia do ano dos cristãos e também dos não cristãos. O amor pelo próximo, cuidado com a vida em todo o seu contexto fazem da nossa trajetória neste mundo mais plena, com mais sentido.
Que não sejamos meros consumistas em pensar no lado rentável em lucros de cada data, mas sim no verdadeiro sentido das coisas, do valor dos momentos e das pessoas. Feliz e abençoada Páscoa a todos!
 
Anterior

O reconhecimento necessário ao verdadeiro profissional

Próximo

Salas de aula vazias em busca de professores mais motivados

Deixe seu comentário