logo RCN

As oportunidades de um novo idioma

 Muitos protestos foram feitos aqui no Brasil nos últimos dias. Algumas manifestações também foram registradas em outros países do mundo, e como foi possível ver na tevê, na internet, nos jornais e revistas, a maioria dos cartazes levantados no exterior também eram escritos em português. Uma forma de valorizar um dos símbolos da nacionalidade? Com certeza. Entretanto, esse não é nem de perto o idioma mais apreciado e mais fácil de ser entendido fora do Brasil, por isso saber uma segunda língua é, sem dúvida, de suma importância em diversas situações.

Uma língua estrangeira é importante para todos que querem se destacar, uma vez que, com isso, muitos caminhos profissionais podem ser abertos. Além disso, pesquisas, como a publicada no final do ano passado pela Folha de São Paulo, mostram que quem domina um idioma estrangeiro pode ter um salário até 51% maior.
Se estudar uma nova língua só pela questão profissional parece pouco, principalmente para quem vive em uma região onde empresas não valorizam tanto esse bônus curricular, pensar que um novo idioma serve para destacar socialmente o falante, tornando-o uma referência para outras pessoas, pode ser um bom argumento para encarar o desafio de aprender uma segunda língua.
Há alguns dias, o Correio dos Lagos perguntou em seu site se havia interesse, por parte dos leitores, em aprender um idioma estrangeiro. O resultado foi majoritariamente favorável aos que gostariam de aprender uma nova língua, uma vez que 97% dos participantes disseram se interessar pelo assunto, enquanto 3% responderam que dependeria do idioma ensinado e da escola que oferecesse o curso. Ninguém considerou desnecessário aprender um idioma estrangeiro.
Conhecer uma nova língua é inteirar-se um pouco mais sobre a cultura de outros povos, afinal todo idioma é formado, basicamente, a partir das influências histórico-sociais vividas por seus falantes nativos, os verdadeiros donos da língua.
E por falar em nativos, nada como se aventurar entre eles para testas os conhecimentos linguísticos. Viajar a estudos é um diferencial para quem quer aprender in loco e ganhar, além da experiência, uma certificação. 
Não importa, quais são os seus objetivos. Uma segunda língua só trará mais oportunidades.
Anterior

O direito ao respeito

Próximo

O real orgulho de ser brasileiro

Deixe seu comentário