logo RCN

Cada um pode e precisa cuidar do meio ambiente

Meio ambiente é um assunto que está em pauta constantemente, e isso é necessário. Essa edição traz conteúdos jornalísticos que retratam boas inciativas de preservação, bem como profissionais que aliam teoria e prática em prol do desenvolvimento sustentável.


Com a implantação das usinas hidrelétricas na região, o cenário mudou. Até então não existiam grandes lagos e as chamadas encostas dos rios passaram a chamar-se Áreas de Preservação Permanente (APP).


Num gesto de retribuição, a BAESA premia em dinheiro as famílias lindeiras as APPs, por ajudarem a cuidar e preservar.


O dinheiro faz parte da sociedade, mas é importante que ele não seja o motivo para que se tenha respeito e boas práticas, e sim o senso de que cuidar é um dever de todos e de extrema importância para o bem comum.


Pensam assim aqueles que têm consigo o entendimento do que é educação ambiental, que é tão abrangente e primordial. O Projeto Salas Verdes chega até o município de Anita, mas para atender a toda Região dos Lagos. É uma estrutura que fomenta a educação ambiental, com materiais e conhecimentos a ser aplicados no cotidiano através de atitudes ambientalmente corretas e capazes de mudar a realidade em desfavor da natureza.


Citamos uma empresa, um projeto e agora vejamos a ligação entre os engenheiros florestais e a natureza. Eles são tão conectados que até o local de trabalho é em meio às árvores e o canto dos pássaros, e uma das atribuições é pensar no desenvolvimento, na exploração, com cuidado ao meio ambiente. Muito bom se cada profissão, desde a graduação, tivesse esse viés ambiental, algo que vem tornando-se real nos bancos acadêmicos, porque justamente na escola tem se falado sobre preservação.


Por fim, podemos dizer que estamos seguindo num caminho mais consciente, a exemplo dessas boas atitudes. Se no futuro vir um mundo melhor, vai ser porque o passado fez seu devido papel.


Anterior

Diferentes culturas em uma mesma região

Próximo

Garantia de qualidade de vida

Deixe seu comentário