Festas e o envolvimento da comunidade
Contribuir para a economia local, elevar a autoestima e proporcionar momentos de lazer as pessoas, são alguns dos objetivos das festas e eventos municipais.
Nos aproximamos da data da maior festa da Região dos Lagos, é o próximo final de semana o encontro de gerações, culturas e gostos musicais no município de Abdon Batista.
A celebração do aniversário que começou pequena, hoje se tornou um evento expressivo no calendário regional e estadual, e diante de tantas atrações gratuitas a toda a população, vem a pergunta: Como o município de Abdon Batista consegue realizar um evento como esse? Porém, a resposta é simples: Gestão, organização e parcerias.
Realizar uma festa com ampla programação, atrações nacionais, sem cobrar nenhum valor, é algo que necessita ser planejado, estudado e avaliadas todas as possibilidades. Por outro lado, a visibilidade que um evento nesse porte remete ao município e a injeção na economia local são fatores relevantes para os investimentos aportados pelos parceiros e pela administração municipal.
Temos exemplos de municípios que optaram por não realizar um evento expressivo de comemorações, buscando ser cautelosos para que outros setores do município não sofressem com a falta de recursos para investimentos posteriores ao evento, a exemplo de Pinhal da Serra que acabou cancelando o evento de comemorações do aniversário por avaliar que os recursos utilizados na festa poderiam ser aplicados em outros setores. Resta agora aguardar as melhorias que foram anunciadas principalmente no asfalto que liga a Usina Barra Grande até a cidade, principal fator para o cancelamento das comemorações dos 22 anos do município.
Existe ainda os municípios que realizam o evento em momentos de crise, acreditam que é possível oferecer a diversão as pessoas. A Festa do Migrante estava sendo esperada por grande parte da população, movimentou a cidade, a economia, porém existe o questionamento se era o momento certo para realizar um evento naquele porte, com a situação financeira no vermelho.
São municípios pequenos, com arrecadações semelhantes, porém com visões de investimentos diferentes. Se é certo ou errado, cabe aos gestores avaliarem e a população apoiar ou cobrar essas iniciativas e ações por parte do poder público.
Deixe seu comentário