Quando o verão começa a despontar no horizonte, uma multidão invade a academia para que no auge da estação seus corpos aparentem um pouco mais saudáveis do que são, sem as gordurinhas básicas que insistem em marcar as siluetas espremidas em roupas que poderiam ser compradas com alguns números a mais.
Com o final do verão, das férias e dos feriados festivos dos brasileiros, é reiniciado um ciclo anual de indisposição e medo da balança, uma vez que o friozinho (principalmente aqui na serra) é convidativo para procurar um aconchegante cobertor, ir para o sofá e assistir televisão comendo algum tipo de alimento calórico cujo único item natural em sua composição é o corante (quando for). Com a chegada do frio o problema dos brasileiros tende a se agravar: ganhar alguns quilos a mais não é o desejo de muita gente, principalmente dos 48,5% da população que vive acima do peso.
De acordo com um levanto realizado pelo ministério da Saúde e divulgado na última terça-feira (10 de abril) o excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no país avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. Ainda no mesmo período, o percentual de pessoas com obesidade subiu de 11,4% para 15,8%.
Não é de se negar que muitos de nós não cuida direito da alimentação, afinal é só alguém abrir um pacote de salgadinho ao lado que a gula supera facilmente a vergonha de pedir: “me dá um pouquinho?” Lembre-se que excessos podem ser os resultados de pequenas quantidades de comida desnecessária que foram ingeridas durante o dia todo.
Para os que não se encorajam enfrentar o ventinho minuano que está por vir nas manhãs seguintes, uma caminhada matinal ou vespertina vale a pena. Porém aos que não querem sentir o ventinho geado na cara exercícios em casa também ajudam, ou ainda idas a academia. O importante é não dar adeus aos exercícios, por isso vale a pena gastar algum dinheiro com a academia para não deixar para queimar a gordura adormecida nos prelúdios do verão. Mas, se você vai procurar uma academia, não esqueça: profissionais especializados devem fazer parte do quadro de funcionário. Não confie em qualquer prático, afinal todo corpo tem limites diferentes, os quais somente profissionais podem estabelecer com precisão.
Se você é mais um dos gordinhos não conformados com o peso, é melhor dar uma folga para o sofá.
Deixe seu comentário