logo RCN

O devido reconhecimento aos idosos

 O ciclo da vida é algo no mínimo misterioso. Nascemos, em total dependência para nossa criação, depois nos tornamos crianças, cheias de sonhos e brincadeiras, após alguns anos passamos a ser adolescentes e ver o mundo e tudo que o compõe de uma forma diferenciada do que até então éramos aptos a interpretar na medida em que os olhos podem visualizar. Os afazeres do cotidiano, as obrigações e as responsabilidades vão aumentando com o amadurecimento da juventude e se solidificam ainda mais na fase adulta. 

Os dias, diante da intensidade dos afazeres, parecem passar mais rápidos e de repente é chegada à dita melhor idade, àquela em que o corpo e a mente requerem aposentadoria.
Para alguns é vista como um merecido descanso, já para outros a tal invalidez. A realidade é que esta é a etapa em que o ser humano deve ser retribuído por todo o esforço e serviço prestado, isso não se limita a contribuição em forma do salário do aposento, mas também de poder desfrutar do seu tempo e longevidade de forma saudável e alegre.
Muitos são aqueles que têm a felicidade de chegar à velhice, porém não são todos que são valorizados da forma como merecem.
Os índices de brutalidade com essa faixa etária, mostrados constantemente na sociedade, são entristecedores.
Enquanto alguns desprezam e mal tratam os idosos outros carinhosamente e eticamente cuidam e fazem ser real o ditado popular de que a terceira idade é a melhor de todas.
Os municípios de Campo Belo do Sul e Abdon Batista, representados pelas Secretarias de Assistência Social, são exemplos de bom trabalho com os munícipes idosos.
A alegria estampada no olhar marcado por anos de altos e baixos de uma vida, mostram quão gratos são pelo carinho dedicado a eles.
Em Campo Belo, o Grupo de Idosos além de fazer atividades dinâmicas, sociais, de autoestima, educativas entre outras, são convidados à integração com as demais faixas etárias.
Só nessa primeira quinzena do mês de julho, dois encontros entre eles com jovens e com crianças já foi realizado. O resultado foi extremamente positivo e satisfez a todos os envolvidos, tanto os participantes quanto os organizadores.
Que bons exemplos sejam seguidos por outros lugares, por outras cidades e por outras administrações públicas. 
E também que o significado de aposentaria não seja visto e nem vivido em forma de estagnação da vida, no sentido de parar no tempo e esperar ele passar.
Idosos têm muito a ensinar, muito aprender e muita energia para viver, basta reconhecer, estimulá-los e oportunizá-los a essas experiências. 
 
Anterior

No volante ou na lavoura eles movimentam a economia

Próximo

O país do futebol se despede do hexa

Deixe seu comentário