logo RCN

O princípio do atendimento na saúde

 Cuidar da saúde é tarefa de todos. Todos mesmo. Desde o individuo em si até as instâncias de saúde pública, que por direito o cidadão deve receber os cuidados necessários.

A Atenção Básica é a porta de entrada da população aos serviços de saúde, se nesse setor houver eficácia, a perspectiva é de que muitos outros problemas possam diminuir.
Na semana passada as coordenadorias estaduais e regionais de saúde de Santa Catarina realizaram um trabalho focado neste aspecto com os profissionais de saúde dos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto.
Parar os trabalhos diários e analisar de forma cautelosa sobre as próprias atividades é uma ação benéfica para qualquer que seja a área profissional, e muito bem fizeram as Secretarias de Saúde destes municípios, que deixaram as críticas de alguns moradores de lado por fecharem as portas das Unidades Básicas de Saúde e atendimentos de agentes nas residências e se dedicaram a capacitar-se.
Estímulos e força de vontade devem caminhar juntos para o êxito das ações que foram pensadas neste encontro. Se cada Secretaria de Saúde aplicar nas atividades mais rotineiras de seus trabalhos práticas de fortalecimento a Atenção Básica de Saúde, toda a população sairá ganhando.
O grande objetivo desse cuidado especial com esses municípios, que compõem esta microrregião é para justamente melhorar as suas posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), cujo qual se encontra muito defasado em pelo menos três destes quatro municípios.
A saúde é um, apenas, dos fatores que determina este índice, tem outros aspectos que também precisam de um cuidado especial. 
 
Anterior

Dezessete anos de história impressa

Próximo

O som dos tambores nos desfiles cívicos

Deixe seu comentário