logo RCN

O que você comemora na páscoa?

Oque você espera da páscoa?

Bem, muitos vão dizer que é o tempo de ressurreição, tempo de oração, de fazer penitência e avaliar o seu comportamento perante ao nosso pai. Já outros dirão que páscoa é época de ganhar muitos ovos de chocolate.

Perguntando aos colegas de trabalho sobre o que vem a cabeça quando se fala em páscoa a grande maioria responde chocolate, festa, feriado e poucos falam da morte e ressurreição de Cristo que é o verdadeiro espírito da páscoa e poucas pessoas se dão conta disso.

E o chocolate? Porque os ovos e o coelho são uns dos símbolos da páscoa?

Dizem que o ovo simboliza o renascimento e o coelho simboliza a fecundidade, por isso os dois símbolos mais fortes na páscoa.

São muitas as crenças que envolvem a páscoa e o período que a antecede que é a quaresma. Penitências como não comer carne, deixar a bebida alcoólica, jejuar e ir a igreja são coisas que o povo vê como penitência e forma de agradecimento pela vida, mas isso pode ser feito durante todo o ano, não somente no período da quaresma.

Antigamente nossos avós durante a quaresma e principalmente na sexta-feira santa era proibido, tomar leite, alisar os cabelos, falar alto, ouvir música, assistir televisão, correr, brincar. Na manhã de sexta-feira santa era o momento de oração e adoração ao nosso pai. Hoje esses costumes ainda são reservados por algumas famílias mas bem menos que nos anos anteriores.

Mas não custa nada preservar as tradições e passar de gerações, isso faz parte de nossa cultura e deve ser preservada, pois é algo que vem dos nossos avós, bisavós.

Na infância era comum reunir as famílias para jejuar na sexta-feira e depois entregar o jejum ao meio dia e as crianças não viam a hora de chegar o domingo para ganhar os ovos de páscoa. Hoje as coisas são mais comuns, não tem a expectativa mas vale o espírito.

Parece que com o passar dos anos a cultura de celebrar a páscoa vai sendo esquecida e somente o sentido dos chocolates, feriados e descanso vem a mente do povo.

Não deixe pra rezar só na quaresma, comer peixe só na sexta-feira Santa e lembrar que Deus existe só nesse período. Nosso pai existe todos os dias e todo o momento então vale a pena pensar nele pelo menos uma vez no dia e agradecer a vida que ele deu a nós.

Anterior

Uma grande paixão nunca se esquece

Próximo

Será que Freud explica essa?

Deixe seu comentário