logo RCN

Qual meio de locomoção escolher?

   Ir e vir são atividades do dia a dia essenciais para as pessoas. Ao longo dos anos esta prática foi mudando, se a remetermos aos meios de transportes, por exemplo.

Na Região dos Lagos há 50 anos poucas eram as famílias que tinham automóvel, a maioria se locomovia a pé, a cavalo ou em carretas de boi. Mas, com a modernidade e as melhores condições de renda salarial e de condições facilitadas no pagamento na compra de veículos, o número de pessoas adquirindo seus carros próprios só cresceu.
Cresceu tanto que a quantidade de veículos nas ruas chega a ser absurda, principalmente em grandes centros urbanos.
  O que se ouvia falar pouco há 50 anos era sobre a preservação do meio ambiente, já atualmente esse é um tema constante.
  Todavia, no que isso se relaciona com o assunto dos veículos? Pois bem, falou-se tanto em propiciar modernidade e conforto ao ser humano, que esqueceram que estes mesmos propiciadores dessas regalias são também fortes agentes de poluição, e por consequência causadores de danos ao meio ambiente.
Nessa altura de estágio de costumes de vida, os defensores da preservação da qualidade do meio ambiente clamam para que os hábitos desordenados do cotidiano moderno sejam substituídos por práticas conscientes.
  Deixar o carro em casa e ir trabalhar de bicicleta é um dos atos em favor da diminuição da poluição e ainda vem de encontro à prática de atividades físicas. No Dia do Trabalhador, 1º de maio, os catarinenses saem às ruas de bicicleta em alusão ao Dia do Pedal. Essa ação foi realizada pela primeira vez em Anita Garibaldi, mostrando a importância de se conscientizar, e principalmente de por em ação essa consciência ambiental.
  Legal seria se a cidade anitense e as demais da região tivessem estrutura para as pessoas poderem ir trabalhar de bicicleta, ou mesmo no final do dia ter onde praticar a atividade física, mas a grande maioria dos espaços para locomoção de pedestres não propiciam condições para o tráfego com segurança. Falando nisso, como será que está o andamento das obras das calçadas em Anita Garibaldi?   
 
Anterior

Acordemos para hábitos conscientes

Próximo

Boas ideias e parcerias dignas de muito obrigado

Deixe seu comentário