logo RCN

Setembro Amarelo: É preciso falar sobre o suicídio

   A faculdade de jornalismo sempre ensinou e destacou que mortes por suicídio não são divulgadas, a fim de evitar que novos suicídios aconteçam, que mais pessoas sigam exemplos, porém desde o ano de 2015 o assunto vem sendo discutido mais abertamente, os meios de comunicação continuam não divulgando casos de suicídios, porém começam a falar mais abertamente sobre o assunto.

   Depressão, tristeza, problemas em família, conjugais, ciúmes entre muitos outros fatores influenciam a pessoa ao suicídio. No Brasil, pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

   De acordo com informações do site http://www.setembroamarelo.org.br/, nove em cada dez suicídios poderiam ser evitados, se os sinais apresentados pelas pessoas que tem a ideia suicida, fossem observados por quem está ao seu redor. 

   O CVV - Centro de Valorização da Vida é um canal que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone através do número 141 ou acessando www. cvv.org.br 24horas por dia.

   Mas se a angústia, a tristeza bater a sua porta procure ajuda, converse. Falar é a melhor solução e se as pessoas amigas ou mais próximas não lhe derem a atenção necessária, procure as unidades de saúde. Não guarde suas angústias para si e procure ajuda. E você que tem adolescentes em casa, pessoas com tendência a depressão, preste mais atenção, procure entender mais sobre o assunto, demonstre interesse e não apenas diga que isso é uma fase e que vai passar, ajude ou procure ajuda por aqueles não encontram uma saída e seja para eles a luz no fim do túnel que tanto necessitam, afinal o carinho e a atenção são fundamentais para voltarem a viver com alegria.

 

Anterior

Cerro Negro e Capão Alto estão de parabéns

Próximo

Brasileiros que não desistem nunca

Deixe seu comentário