logo RCN

Importância de praticar exercícios físicos em tempo de pandemia

Não somente neste período, mas durante toda a vida de uma pessoa, seja ela criança, adulta ou idosa, a prática de exercícios físicos é fundamental para o bom funcionamento do corpo e da mente. Com a pandemia, por um bom período as academias permaneceram fechadas e com a reabertura, algumas adaptações foram necessárias para o retorno das atividades, mas nada impede de realizar as atividades.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, o educador físico João Marcelo Wolff destaca alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Correio dos Lagos - Qual a diferença entre atividade física e exercício físico? 

João Marcelo Wolff - Atividade é qualquer movimento realizado pelo corpo, atividade diária como exemplo varrer a casa, lavar louça, fazer faxina. Já o exercício físico é algo programado, que se programa para fazer.

Correio dos Lagos - Quais as adaptações necessárias para a prática de exercício físico em tempos de pandemia?

João Marcelo - Foram necessárias algumas adaptações como o distanciamento entre alunos, não compartilhamento de equipamentos, e quando houver compartilhamento deve ser higienizado, utilização de máscara que se tornou algo fundamental e necessário. O aluno quando chega na academia é obrigatório higienizar as mãos, deixar equipamento higienizado para o próximo aluno, cada um tem que levar toalha e garrafa de água e a higienização que já existia antes agora com a pandemia redobrou.

Correio dos Lagos - O que mudou nas academias?

João Marcelo - Limitação no número de alunos, não estava sendo permitida a presença de crianças menores de 12 anos e também atividades coletivas de contato como o treinamento do futebol.

Correio dos Lagos - Qual a relação entre o exercício físico e o sistema imunológico? No que pode ajudar o exercício físico na vida e rotina de uma pessoa positivada para Covid-19?

João Marcelo - O objetivo principal em tempo de pandemia seria o fortalecimento do sistema imunológico do aluno e o condicionamento físico, pois o exercício tem se mostrado eficaz contra a Covid-19. Existem tipos de hormônios liberados através do exercício físico que combatem diretamente as células da Covid, seria esse um dos nossos focos, tanto é que de todos os nossos alunos que tiveram Covid, raríssimos apresentaram algum tipo de sintoma. Melhora a digestão, absorção de nutrientes, diminui a gordura corporal e aumenta a massa muscular, o indivíduo se torna mais saudável, melhora o condicionamento cardiovascular, sistema respiratório afetado diretamente com a doença e todos têm uma relação muito grande com o exercício físico que vai fortalecer diretamente o sistema imunológico.

Correio dos Lagos - Com a paralisação das aulas, as crianças e jovens permanecem mais tempo em frente a televisores, computadores e celulares. O que os pais podem fazer para proporcionar momentos de exercícios em casa?

João Marcelo - A minha sugestão seria organização, porém cada situação é diferente e parte muito da educação que a criança tem, a ideia seria fazer séries de alongamento em casa. A OMS recomenda três horas de exercício físico por semana, para isso teria que acontecer uma organização em casa que pode ser feito e planejado com a orientação de um profissional de educação física.

Correio dos Lagos - Os idosos também estão acometidos pela pandemia e permanecem em seus lares, sem movimentação diária. Que atividades realizar para movimentar o corpo e ocupar a mente?

João Marcelo - Este é um grupo prioritário do isolamento e a orientação seria semelhante a rotina das crianças, com alongamentos, exercícios de fortalecimento e uma rotina que seria também de 150 minutos semanais, com exercícios de força, flexibilidade e relaxamento muscular, com orientação profissional. Tem a questão também da ansiedade, depressão, uso maior de medicamentos e o exercício físico libera hormônios de bem-estar que traria muitas melhoras, pois está aliando saúde do corpo e da mente.

Correio dos Lagos - Que malefícios não praticar nenhum exercício físico pode acarretar nesse tempo de pandemia?

João Marcelo - Estresse psicológico, depressão, ansiedade, estaria mais vulnerável ao vírus... Quem não pratica exercício físico terá mais dificuldade de combater a doença e a falta de exercício físico em período de pandemia vai relacionar também com a parte estética com o ganho de peso, perda de massa muscular que está relacionada a autoestima, confiança e esse período prejudicou muito esse quesito.

Correio dos Lagos - Que dicas você daria para uma pessoa sair da zona de conforto?

João Marcelo - Acredito que seria um conselho, mas primeiro você tem que estar descontente com a sua situação e partindo desse princípio, eu não estou contente, mas não gosto de exercício, aí tem que ser na disciplina e organizar as tarefas diárias. O tempo não é uma desculpa, pois se perde muito tempo no celular, na televisão, e se organizando você consegue fazer exercícios diários de 20 minutos, já que não consegue fazer os 50 minutos recomendados pela OMS isso é 100% de nada, se não existe foco e vontade tem que ser na base da disciplina.

Correio dos Lagos - Qual a importância da ingestão de água durante a prática de exercícios?

 João Marcelo - A água tem duas funções: a primeira seria manter o funcionamento adequado dos órgãos e tudo que envolve o bom funcionamento do organismo, e a segunda é que através do suor pode causar uma desidratação hídrica e recomenda-se pelo menos 500ml pré-treino, 300ml intratreino e após o treino novamente. Algo simples, barato e pouca gente faz, mas é o ideal.

Correio dos Lagos - O uso de máscara durante a atividade física. Que problemas pode acarretar?

João Marcelo - Estamos a quase seis meses utilizando máscara, ela atrapalha, mas não impede o treinamento. A longo prazo não tem nada específico, estudos, artigos que mostrem malefícios, surgiram alguns estudos, mas inconclusivos. A máscara atrapalha, mas não é o fator determinante para o aluno não treinar, ela vai atrapalhar ainda mais no verão, mas é possível treinar com a mesma eficiência.


Da Paraíba para Anita Garibaldi em busca do sonho no futebol feminino Anterior

Da Paraíba para Anita Garibaldi em busca do sonho no futebol feminino

Atletas do futsal anitense recebem uniformes e materiais por meio de apoio da ENERCAN Próximo

Atletas do futsal anitense recebem uniformes e materiais por meio de apoio da ENERCAN

Deixe seu comentário