Parceria Voltorantim pela Educação (PVE) promove encontro de troca de experiências entre gerações com foco no incentivo à leitura.
O ambiente do Centro de Educação Ambiental (CEA) foi redecorado para recepcionar avós e netos no ‘Chá dos avós’, realizado na tarde de sexta-feira (26), dia em que se comemora o dia dos avós, contando com programação diferenciada e atrativa para os homenagear.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Votorantim e conta com a parceria da Baesa, prefeitura e secretaria municipal de educação, tendo como objetivo reunir toda a rede educacional do município e aproximar a comunidade dos assuntos escolares. Esta edição do PVE, com o tema ‘família’, contou com a participação de 130 pessoas e teve como intuito instigar os avós a incentivar ao hábito da leitura aos netos.
A programação da tarde iniciou com a apresentação do programa aos presentes, feita pelas colaboradoras da Baesa e Instituto Voltorantin, Cleonice Godoy e Fabiane Almeida, contando com a participação das crianças, que através da leitura expuseram o contexto e a importância do programa no incentivo à leitura.
Logo após, representantes da comunidade, biblioteca municipal e também do Grupo de Idosos ‘Crescer e envelhecer com saúde’ realizaram apresentações artísticas e contação de histórias, ressaltando a cultura e os valores dos avós.
De acordo com Cleonice Godoy, o encontro proporcionou a valorização e enriquecimento das experiências dos mais velhos. “Os avós são exemplos para as crianças, por isso proporcionamos um espaço para a socialização de aprendizados, além de homenageá-los pela passagem do seu dia”, enfatizou Cleonice, que aproveitou para agradecer aos apoiadores. “Aqueles que apoiam o programa são mais que patrocinadores, são incentivadores da educação”, finalizou ela. Durante o encontro foram sorteadas camisetas e distribuídos algodões doce.
Entusiasmada com o segundo ciclo, a secretária de educação e avó, Dilvete Adamy, ressaltou a importância da conscientização à leitura: “Os avós possuem uma sabedoria inigualável, e tanto a escola quanto a família tem o compromisso de resgatar valores e repassá-los aos mais novos”, disse a secretária.
Ao término do encontro, as crianças junto com os avós produziram brinquedos de antigamente e expuseram-lhes na Casa de Barro. Cada participante ainda levou consigo o Almanaque da Família e experimentou um saboroso chá servido a eles.
Para a avó Natalina Conradi, essa foi uma oportunidade maravilhosa. “Na minha época de estudos não tínhamos a chance de ter projetos incentivadores, por isso tenho como compromisso ajudar na educação de minha neta”, comentou a avó, que confeccionou uma boneca de pano junto com sua neta, Isabelle Conradi.
Os organizadores agradeceram a todos os envolvidos em especial ao soldado da Polícia Militar de SC, Andersom Antunes da Silva, que colaborou com a sonorização do evento.
Deixe seu comentário