logo RCN

Festa de São Cristóvão considerada patrimônio cultural imaterial em trabalho acadêmico

  • - Kássia Lima Zanchett juntamente com a professora Lilian Fabre e a acadêmica Bruna Salmória

Através de estudo realizado para um trabalho acadêmico da disciplina de Patrimônio Cultural e Conservação, ministrada pela Profa. MSc. Lilian Louise Fabre Santos, da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIPLAC, as acadêmicas Bruna Salmória e Kássia Lima Zanchett, naturais de Anita Garibaldi, apresentam a importância da tradicional Festa de São Cristóvão, realizada na cidade anitense.
O estudo foi um pedido de reconhecimento de um bem cultural de natureza material ou imaterial que tivesse importância e valor afetivo para as acadêmicas, com isso buscou-se uma referência da cidade que pudesse ser protegida e mantida como um patrimônio cultural.
Patrimônio Cultural são as referências e valores de importância, os quais registrados na memória e na vida formam a identidade da sociedade, podendo variar desde monumentos arquitetônicos, os quais são considerados patrimônio material e são os mais reconhecidos, até uma celebração tradicional como a Festa de São Cristóvão, a qual pode ser considerada um patrimônio cultural imaterial.
"Na nossa cidade temos registros históricos de locais antigos e também locais que atualmente já não existem mais, como o caso das comunidades que ficaram submersas pela água dos reservatórios das barragens que nos cercam. Mas, para esse trabalho buscou-se uma forte referência na atualidade, a qual transmitisse pertencimento, emoção e participação da comunidade, por esse motivo a escolha foi pela Festa de São Cristóvão, que acontece na nossa cidade desde 1982 transmitindo tradição, ensinamentos, participação, fé e união da população, a qual trabalha e se dedica para que a celebração se torne cada vez mais forte", comentaram as acadêmicas. 
A Festa de São Cristóvão é uma grande celebração que representa não somente a cidade de Anita Garibaldi, mas também as cidades vizinhas pela tradição em honrar São Cristóvão, o protetor dos viajantes. Representa, também, a tradição em manter algumas de suas fortes atrações, como a grandiosa missa no domingo de festa, seguida pela bênção dos veículos, um momento tradicional, de grande valor e participação da comunidade e visitantes em geral.
Outra importante atração que acontecia desde as primeiras edições da Festa de São Cristóvão eram os arrancadões de caminhões, os quais transmitiam a importância deste veículo e profissão para a cidade, e sempre foi muito bem representada nas estradas por motoristas anitenses. Hoje já não acontecem mais por motivos de segurança, mas continua sendo de grande valor e importância para a comunidade. 
"Esses motivos nos fazem pensar que uma celebração importante como é a nossa festa em honra a São Cristóvão não deve ser esquecida e seus valores culturais devem ser cada vez mais respeitados e honrados pela comunidade, pois através de uma grandiosa celebração pode-se ensinar e transmitir para as pessoas o que realmente é valor, tradição e fé. Assim, como o objetivo desse trabalho é divulgar e valorizar a tradição da festa em honra a São Cristóvão como o patrimônio cultural de Anita Garibaldi", finalizam as alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Paróquia São João Batista de Esmeralda, comemora seus 80 anos Anterior

Paróquia São João Batista de Esmeralda, comemora seus 80 anos

Estrutura para a XV Festa da Cana-de-Açúcar está sendo montada Próximo

Estrutura para a XV Festa da Cana-de-Açúcar está sendo montada

Deixe seu comentário