Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
A satisfação em produzir o próprio alimento e de forma saudável
O agricultor Cárpi Durigon é bicampeão do Concurso de Hortas Domésticas "Olírica Peterle Machado", desenvolvido pela Epagri de Anita Garibaldi com o patrocínio da empresa BAESA. Morador da comunidade da Cachoeirinha, casado com Ida e pai de cinco filhos é um declarado apaixonado por hortas.
O gosto pelo cultivo das plantas começou bem cedo, para ajudar a mãe. "Nossa família era grande, em 16 irmãos. Via minha mãe indo sozinha trabalhar na horta debaixo de chuva, ficava com muito dó e comecei a ajudar ela quando tinha 14 anos. De lá pra cá ficou de herança para mim o amor que ela tinha por cultivar a horta e fui pegando prática", lembrou o aposentado, que possui, também, em sua propriedade aproximadamente 200 pés de árvores frutíferas.
Além do amor pela horta, Cárpi demostra o amor ao próximo, pois doa boa parte do que produz para as famílias de bairros carentes de Anita.
A esposa no contexto da agricultura familiar tem papel fundamental, visto que se trata de um trabalho em equipe. Porém dona Ida faz questão de esclarecer: "Eu ajudo muito pouco na horta, ela é totalmente do Cárpi".
O concurso esteve na 5ª edição neste ano, e Cárpi participou duas vezes, sendo vitorioso em ambas as participações. A competição analisa alguns aspectos da horta, como harmonia, manutenção, motivação, recursos, limpeza da horta e arredores, diversidade de espécies e harmonia do conjunto.
A extensionista da Epagri, Beatriz Medeiros de Mattos, ressalta o capricho do Sr. Cárpi na horta. "Sua horta se destacou pela diversidade de plantas, pelas técnicas agrícolas empregadas, pela valorização de um alimento limpo, pela curiosidade em cultivar plantas diferentes e, principalmente, pelo carinho com que ele cuida de sua horta e pomar. Estamos felizes em comprovar a melhoria na qualidade das hortas inscritas no concurso e firmamos o nosso interesse em estimular a tendência atual na alimentação, a 'slow food', uma alimentação saudável através do consumo do alimento limpo, cultivado pela própria pessoa", conclui a extensionista.
Há 52 anos fazendo parte de Anita Garibaldi
No dia 24/07/1964, seis dias após casarem-se, Cárpi e Ida mudaram-se do município de Ouro/SC para Anita Garibaldi. Na época, Anita tinha apenas três anos de emancipação. "A cidade era muito diferente de hoje em dia, havia poucas casas e comércios", recorda o casal.
O casal de origem italiana tem a fé como base familiar. Uma das alegrias deles é ter um filho sacerdote, o padre Sérgio Durigon, que no dia 22/01/2017 celebra em Anita Garibaldi a missa em comemoração aos 25 anos de sacerdócio. "Convidamos a todos para participar desse momento tão especial para nossa família", citou o casal, acrescentando que atualmente padre Sérgio mora em Joanesburgo, na África do Sul.
Na cidade também é possível ter horta
A vice-campeã do concurso deste ano, Marlene Ribeiro, é um exemplo de que, quem mora na cidade também pode consumir alimentos naturais produzidos mesmo que em espaço reduzido. Há 12 anos ela mudou-se do interior para a cidade e sempre fez questão de ter a horta. "Sempre gostei de plantar vários tipos de hortaliças e também flores. Transformei a frente da minha casa em uma horta florida", destaca a dona de casa, elogiando o concurso por incentivar as pessoas ao consumo de alimentos saudáveis.
Deixe seu comentário