Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Agentes de Saúde de Anita participam de capacitação sobre deficiências
Parceria entre a APAE, Senar e Sindicato Rural proporcionou a capacitação para os agentes de saúde
Na segunda-feira, dia 12, o Programa Prevenção de Deficiências da APAE de Anita Garibaldi em parceria com o Senar e o Sindicato Rural do município promoveram uma capacitação com 30 agentes comunitários de saúde, cujo tema abordado foi: "Prevenção às deficiências na área rural". As orientações foram proferidas pela pedagoga especialista em educação especial, Sônia Raquel Einsfeld, nas dependências da escola especial.
O curso iniciou no período da manhã, com duração até o período da tarde. De acordo com a pedagoga Sônia, diversos assuntos dentro do contexto das deficiências foram tratados com os participantes. "Eles possuem convivência direta com as famílias, por isso a importância de repassar informações em geral em questão de deficiências. Durante o curso conversamos sobre o que são mitos e verdades, a importância de perceber atitudes e orientar as famílias para que o quanto antes procurem oportunizar atendimento especializado, o que ajuda muito no desenvolvimento", destacou Sônia, enfatizando que as pessoas com deficiências possuem direitos e deveres, têm sonhos e anseios, e que ter mais conhecimento sobre tudo isso, possibilita a mudança positiva.
A agente de saúde da região do Reassentamento Santa Catarina e Raia dos Soita, Andreia das Graças, comentou que estar recebendo informações sobre deficiências é de suma importância para aperfeiçoar o atendimento por eles realizado. "Assim conseguiremos orientar as famílias com mais embasamento, repassando o conhecimento que aqui aprendemos. Na minha região de trabalho, há famílias com deficientes", comentou a agente de saúde.
A APAE de Anita Garibaldi vem desenvolvendo inúmeras ações de prevenção de deficiências. Segundo a coordenadora do Programa Prevenção de Deficiências, Juliana R. da Silva, as informações têm sido muito eficazes. "A APAE desenvolve esse trabalho para a comunidade, buscando que sejam prevenidas e tratadas de forma correta. Buscamos sempre orientar para a melhora do atendimento", explicou a coordenadora, agradecendo a participação dos agentes de saúde e a todos que contribuíram para a realização da atividade.
Deixe seu comentário