logo RCN

Celso-ramenses participam de ato de solidariedade e amor ao próximo

Um ato de amor e necessário para salvar vidas é a doação de sangue. Pela primeira vez realizada na sede do município de Celso Ramos, reuniu quase cem doadores, porém a capacidade máxima de atendimentos foi de setenta. Isso demonstrou o comprometimento da população celsoramense.

 A ação foi realizada na quinta-feira (28) no salão paroquial do município, através do Hemosc de Joaçaba, Casa da Cidadania, com apoio da Secretaria de Saúde e Enercan.

De acordo com a Assistente Administrativa do Setor de Captação de doadores Mônica Beal, “por ser a primeira vez, não  tínhamos noção de como seria, mas foi muito positivo, pois eles entenderam a necessidade da coleta de sangue. Apesar de ser um município pequeno as pessoas que nele residem tem um grande coração e só temos que agradecer”, comentou Mônica.
Os moradores de Celso Ramos já eram doadores, porém os grupos eram formados e iam até Joaçaba para fazer a doação. Agora com essa nova realidade presenciada no município e vendo a vontade da população em doar sangue a ação será realizada mais vezes.
Mônica explica que a sede do Hemosc de Joaçaba corresponde a uma população de 560 mil pessoas e para atender a demanda e manter o estoque de sangue seria necessário trinta doações diárias, porém a realidade é diferente, e contam com apenas dez doações por dia. Para ela as coletas externas é uma forma de manter o banco de sangue em dia.
Durante a coleta de sangue encontramos uma pessoa especial que no dia de seu aniversário em vez de ganhar presentes ela estava presenteando alguém com a doação. Lilian Nair Zanelatto demonstrou que a doação é um ato muito importante e apesar de ser seu aniversário fez questão de participar da ação. “Eu sempre quis doar, mas por falta de oportunidade não conseguia. Estou muito feliz”.
Além da população, colaboradores da usina Campos Novos também participaram da doação de forma voluntária. Cada doador recebeu além do lanche uma camiseta personalizada.
Muitas pessoas podem ser doadoras, basta querer e procurar o Hemocentro mais perto, fazer o cadastro e contribuir para salvar vidas. 
Para tirar suas dúvidas e verificar locais de doação acesse www.hemosc.org.br
 
Por que doar sangue?
 
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto, por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.
 
Lembre-se:
 
• Sangue não se fabrica artificialmente;
• O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
• A quantidade doada é reposta rapidamente;
• Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
• A doação acontece em ambiente confortável e limpo;
• O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.
 
Hospital Frei Rogério reabrirá farmácia Anterior

Hospital Frei Rogério reabrirá farmácia

Próximo

Semana de atualização das vacinas termina nesta sexta-feira

Deixe seu comentário