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Celso Ramos implanta novo sistema de atendimento na Unidade de Saúde
No novo sistema, os casos de emergência têm atendimento prioritário
Evitar filas, priorizar atendimento com maior qualidade são alguns dos objetivos com a implantação do sistema de Atendimento por Classificação de Risco, que passou a ser utilizado na Unidade de Saúde Central do Município de Celso Ramos.
O novo método de atendimento começou a ser realizado no início do mês de fevereiro, e de acordo com a secretária municipal de Saúde, Inês Pegoraro, está sendo bem aceito pela população. "Toda mudança gera certa resistência, mas nosso objetivo é prezar pela qualidade do atendimento, garantindo que os casos de emergência sejam priorizados, evitando filas e garantindo um atendimento com qualidade pelo Sistema Único de Saúde", comenta Inês.
O método utilizado anteriormente, por ordem de chegada e agendamento, muitas vezes não priorizava as consultas com o médico de quem realmente necessitava com urgência. "Sabemos que todos que vem até a Unidade de Saúde buscam atendimento e é isso que também queremos, por isso os profissionais de enfermagem realizam a triagem e avaliam a urgência do paciente".
Os dois enfermeiros são responsáveis por realizar diariamente a triagem e avaliação de cada paciente, sendo que os casos que necessitam de atendimento imediato são encaminhados para consulta médica, aqueles avaliados com menos urgência são agendados para dias posteriores, porém todas as pessoas que procuram a Unidade de Saúde são atendidas e não saem sem terem a consulta realizada ou o agendamento marcado para dias posteriores.
Ainda neste formato de atendimento, é possível a população realizar o agendamento por telefone e com antecedência, caso não seja urgente. Diariamente são realizados 30 atendimentos pelo médico, sendo cinco por agendamento da população da cidade e dois por agendamento da população do interior por cada período e os atendimentos encaminhados pelos enfermeiros.
A triagem realizada pelos enfermeiros pode avaliar a necessidade do paciente e muitas vezes os encaminhamentos são feitos para outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, não necessariamente ao médico.
A enfermeira Fabiana enfatiza que todo esse processo está sendo explicado a cada paciente que procura a Unidade de Saúde e que estão adaptando ao novo sistema.
A secretária avalia como positivo o novo sistema. "Precisamos fazer alguns ajustes e adaptações, mas esse é o primeiro mês e acredito que daqui para a frente o atendimento na unidade será melhorado, priorizando a qualidade e bem-estar de cada paciente que nos procura", comenta Inês.
Os atendimentos nas unidades de Santo Antônio e Entre Rios continuam da mesma forma, com a presença do médico uma vez por semana, porém um profissional da saúde atende diariamente para controle de pressão, entrega de medicamentos, entre outros procedimentos diários.
A secretária coloca ainda que em breve um novo médico será contratado para auxiliar no atendimento à população, bem como novos veículos serão adquiridos, sempre pensando no atendimento humanizado e com qualidade.
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