Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Pacientes que precisam realizar exames via UBS de Anita encontram dificuldades
Quem precisa realizar exames laboratoriais em Anita Garibaldi através de encaminhamentos via Unidade Básica de Saúde tem encontrado algumas dificuldades.
O município conta com dois laboratórios, ambos realizam exames via SUS. Porém existe um valor específico pago pelo governo e o extra teto, como se denomina o valor pago pela Prefeitura, sendo o que excede o valor repassado pelo SUS.
Atualmente, ambos os laboratórios não estão realizando exames com recurso do extra teto.
A responsável por um dos laboratórios, Monalisa Marin, esclarece o porque da não realização de exames que excedem a cota do SUS. "Em agosto de 2017 foi realizado um credenciamento no valor de 10 mil reais, pois já havia atingido o recurso disponibilizado. Mas, das notas referentes ao recurso de 10 mil reais somente uma foi paga, são cinco no total e já foi atingido R$ 9.161,53, por isso decidi paralisar a realização de coleta e exames e só vamos voltar a coletar quando quitarem todos os atrasados, posteriormente também se o prefeito autorizar que façamos as notas e que sejam pagas mês a mês", explicou Monalisa, completando que os exames são agendados pelo laboratório conforme o recurso de 3 mil reais que é a cota do SUS repassada, o que dura cerca de seis dias no mês.
A responsável pelo outro laboratório, Roseneide Cucco, afirma que a Prefeitura não tem débitos com o estabelecimento, e que aguarda apenas a renovação dos procedimentos legais para o extra teto do ano de 2018, explicando ainda que por conta disso, no corrente ano tem atendido somente com a cota do SUS.
Em contato com a secretária de Saúde, Angela Canani Xavier, ela confirmou sobre a existência dos atrasos de pagamento, mas afirmou que os exames de urgência estão sendo realizados, através do encaminhamento via Secretaria de Saúde.
A Prefeitura justifica que são recursos próprios utilizados para pagar o extra teto dos laboratórios, reconhecendo o atraso. Na última semana foi paga a primeira nota do laboratório e o prefeito João Cidinei da Silva assegurou o pagamento do restante do valor o mais rápido possível.
Deixe seu comentário