logo RCN

Concluído o primeiro ciclo do Projeto Vida Saudável em Anita

Participantes do projeto se reuniram junto as profissionais responsáveis e parceiros, para celebrar os bons resultados

   No dia 26 de outubro aconteceu o encerramento do primeiro ciclo do Projeto Vida Saudável, desenvolvido através do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, de Anita Garibaldi. O fim desse primeiro ciclo ocorreu no Café da Dani com um cardápio 100% saudável e reuniu os participantes e a equipe que trabalhou no projeto.
   O projeto semanal é realizado na Unidade de Saúde Célio Gomes e na Academia da Saúde e teve 52 participantes, sendo realizados 295 atendimentos nos três meses iniciais do projeto. O Vida Saudável teve início quando as profissionais, a fisioterapeuta Bianca Neves e a psicóloga Erislane Ribeiro da Luz, observando que o índices de Acidente Vascular Cerebral (AVC) aumentaram muito no primeiro semestre desse ano no município, sentiram a necessidade de fazer uma atividade onde o foco fosse o comprometimento dos participantes para uma mudança de hábitos de vida. "Buscamos trabalhar muito as questões psicológicas, fazendo-os entender que mudar os hábitos é ganhar saúde, que isto é uma escolha de vida e não um momento. Eles aprenderam a identificar a situação problema, controlar os impulsos e procurar ajuda", explica a psicóloga Erislane.
   Segundo estatísticas apresentadas no Seminário Estadual de Doenças Cerebrovasculares em Lages, 91% dos casos de AVC seriam evitados se as pessoas mudassem seus hábitos de vida, explica a fisioterapeuta Bianca. "Nestes meses iniciais do projeto Vida Saudável já temos o levantamento da melhora na pressão arterial, diminuição do peso, melhora das dores osteoarticulares e de alguns exames laboratoriais. Nós plantamos a sementinha em cada participante, desejamos que eles colham lindos frutos. Este ano vamos encerrar, no fim de dezembro, os outros dois ciclos do projeto dessa turma que iniciou em agosto, mas informamos que as turmas para 2018 já estão com as inscrições abertas. Se as pessoas desejarem participarem, é só nos procurar na Unidade de Saúde Celio Gomes para maiores informações e para avaliação", completou a fisioterapeuta.
  A secretária de Saúde, Angela Canani Xavier, destacou a importância do projeto para todos os participantes. "Friso a importância e meu reconhecimento às pessoas que mudam seu estilo de vida em benefício próprio para uma vida saudável. Nada mais é que dedicação e persistência para chegar no objetivo tanto estético como para saúde", disse Angela.
Citomegalovirus: um vírus silencioso Anterior

Citomegalovirus: um vírus silencioso

Médico entra para a equipe da Secretaria de Saúde de  Pinhal da Serra Próximo

Médico entra para a equipe da Secretaria de Saúde de Pinhal da Serra

Deixe seu comentário