Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Dengue, uma preocupação de todos
Calor, água parada, longos períodos de chuvas são oportunidades propícias para a criação do mosquito Aedes aegypti, e consequentemente se infectado com vírus e em contato com o ser humano pode transmitir três doenças, a mais conhecida é a Dengue que atinge milhares de pessoas no país todos os anos.
Além da Dengue, o mesmo mosquito pode transmitir a febre de chikungunya e a zika. Santa Catarina registrou a primeira epidemia de dengue em 2015, com mais de 3.000 mil casos da doença.
Em Anita Garibaldi, a Vigilância Epidemiológica, sob coordenação dos responsáveis pelo setor, Elias Borges e Erivan dos Santos, estão realizando ações e visitas a estabelecimentos e pontos estratégicos onde estão concentradas 20 armadilhas, que são monitoradas frequentemente.
Se você tem dúvidas ou quer denunciar terrenos baldios, locais com acúmulos de objetos que apresentem perigo para a sua saúde, procure a vigilância epidemiológica.
A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da Dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
A Dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
Deixe seu comentário