logo RCN

Secretaria da Saúde realiza há um ano encontro com grupos de diabéticos

Anitenses participam de atividades específicas para ajudar no controle do diabetes

  Há um ano, cerca de 30 pessoas participam mensalmente do Grupo de Diabéticos, coordenado pela Secretaria de Saúde com acompanhamento de diferentes profissionais, todas as primeiras quintas- feiras do mês. Às 8h da manhã o grupo se reúne para retirar o material utilizado no controle do diabetes e participar de palestras relacionadas à doença.
  O encontro deste mês de setembro foi realizado na quarta - feira (6), devido ao feriado na quinta, e contou com a palestra proferida pelo dentista Luciano Varela, o qual falou da ligação da saúde bucal com a diabetes.
  Participam do grupo, pessoas da cidade e do interior e de acordo com as enfermeiras Camila Amorim e Gabriela Matos, o grupo está aberto para novos participantes, mas elas enfatizam que para a retirada do kit mensalmente é necessário a participação dos encontros, caso a pessoa não possa ir, é válida a participação de alguém da família que o represente. Segundo elas, é notório a melhora dos participantes e para desenvolver a doença a idade não é um fator determinante, uma vez que adolescentes também apresentam a doença, como é o caso da jovem Milena Salmória da Silva, de 15 anos, que há um mês descobriu que tem diabetes. "Comecei a emagrecer e em pouco mais de um mês perdi 7kg, tinha tonturas e sede, foi então que após um desmaio e uma consulta na cidade de Campos Novos, descobrimos que eu tenho diabetes. Nos primeiros exames ela estava muito alterada chegando a 599, sendo que o normal é 145", comenta a jovem que de imediato começou a medicação e já conseguiu controlar, porém na próxima semana irá até Blumenau consultar com especialistas para a sua idade e avaliar qual a melhor medicação a ser tomada. Ela conta que está tendo um cuidado grande com a alimentação e participou pela primeira vez do encontro na quarta - feira e gostou muito. "As dicas repassadas de alimentação, cuidados é muito importante", concluiu a jovem que não imaginava que tinha diabetes e agora busca um tratamento adequado para a sua idade.

 

Academia da Saúde é inaugurada em Abdon Batista Anterior

Academia da Saúde é inaugurada em Abdon Batista

Dengue, uma preocupação de todos Próximo

Dengue, uma preocupação de todos

Deixe seu comentário