logo RCN

Depressão! A doença do século

A depressão, doença silenciosa que afeta homens e mulheres, cresce gradativamente no mundo todo.

A depressão, doença silenciosa que afeta homens e mulheres, cresce gradativamente no mundo todo. No Brasil já são 17 milhões de pessoas que sofrem com a doença caracterizada pelos distúrbios afetivos, principalmente a tristeza que em proporções elevadas impede a pessoas de manter uma vida cotidiana. Mas nem todo sentimento de tristeza é característica de depressão.
Essa doença que muitas vezes é ignorada pelas pessoas é a principal causa de afastamentos do trabalho nos dias de hoje. Considerada a 4ª no ranking das doenças mais diagnosticadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão pode levar a pessoa a diversos problemas sociais, psicossomáticos, solidão e em muitos casos ao suicídio. Cerca de 80% dos pacientes suicidas estão deprimidos, eles cometem este ato por acharem que a vida não tem mais sentido, não vale mais a pena viver. A depressão é uma soma das percepções que o indivíduo tem dos fatos e acontecimentos vivenciados dia-a-dia.
Os sintomas mais comuns da depressão são a perda de energia ou interesse, humor deprimido, lentificação mental e física, alteração do sono e apetite, pessimismo, fracasso e desesperança. Mas a depressão não afeta somente o campo psíquico mais também o corpo, a parte física como dores difusas em várias partes do corpo, sobretudo dores de cabeça. Outros sintomas estão associados como a irritabilidade, pena de si mesmo, culpa muitas vezes injustificadas, dificuldades em tomar decisões, insônias, ansiedade, afastamento de amigos, isolamento, vontade de chorar ou chora as escondidas, falta de concentração, não querer ouvir barulhos ou querer música ou barulhos em alto som, problemas de autoconfiança, autoestima e sentimento de tristeza persistente.
Para a formanda do curso de psicologia, Ema Maria Zanchetta. “As pessoas devem ter consciência  que a depressão é uma doença, que tem tratamento e que deve ser tratada. E que os indivíduos com esta patologia não precisam de julgamentos ou de rótulos como “preguiçoso” ou outros, mas sim este precisa de ajuda medica psicológica, familiar e de todos os seus vínculos sociais”.
A depressão é uma doença que afeta indivíduos de várias idades, sexo, poder aquisitivo e é uma doença que tem cura e deve ser tratada o quanto antes como qualquer outra doença. Só não pode-se confundir tristeza com depressão. Não pode-se dizer estar deprimido só porque está triste, a depressão é algo sério que pode levar as pessoas ao suicídio como vários casos que ocorrem e são apresentados na TV, rádio e jornais. Procurar ajuda médica e dos amigos é a melhor forma para se tornar uma pessoa feliz novamente.

Saúde no município de Anita Garibaldi Anterior

Saúde no município de Anita Garibaldi

Próximo

Saúde é mais do que se pensa!

Deixe seu comentário