logo RCN

Saúde no município de Anita Garibaldi

Nilson Francisco dos Santos faz uma análise da saúde no município

 

Neste mês de agosto estamos realizando uma série de reportagens sobre saúde. Nessa edição, Nilson Francisco dos Santos, que deixou o cargo de Secretário de Saúde de Anita Garibaldi recentemente, faz uma análise da saúde no município e esclarece sobre os trabalhos realizados pela sua equipe, durante o período que esteve à frente dos trabalhos realizados pela secretaria, período este que iniciou no dia 05 de janeiro de 2009 e estendeu-se até dia 30 de junho de 2010.

Durante este período de gestão foram realizadas diversas melhorias sempre pensando no melhor atendimento á população . Para Nilsinho, como é conhecido. "A saúde do município melhorou, com as conquistas e atendimentos temos uma visão de que o acesso à saúde está mais fácil. A saúde na região é basicamente atendida pelo SUS e Consórcio Intermunicipal de Saúde", comentou o ex-secretário da saúde de Anita Garibaldi.

"Conseguimos com que fossem realizados 200 exames mensais de RX pelo SUS no Hospital Frei Rogério, antes realizados de forma particular. Conseguimos também o acréscimo de mais 140 exames mensais a partir de agosto deste ano na cota dos Laboratórios Alfa e Cucco, os exames de ultrassonografia estão sendo realizados pelo Consórcio no Hospital Frei Rogério sem precisar ir a Lages. Acabamos com a espera de fichas na madrugada, agora o posto abre às 7h e o pessoal vai chegando e sendo atendido normalmente. Foi criada a terceira equipe de Estratégia da Saúde da Família com a contratação de mais um médico. Adquirimos equipamentos para a fisioterapia para atender a demanda, foi adquirido também um veículo Gol, uma Ambulância S10 em convênio com o Estado, um veículo Master com capacidade de 15 lugares para o transporte de pacientes, sendo recuperados também a ambulância Doblô e o Uno, todos estão à disposição da Secretaria. Realizamos o teste seletivo para agentes comunitários de saúde e capacitação dos mesmos com a Escola de Formação em Saúde de Santa Catarina. Para melhorar o atendimento nas casas, dividimos o município em três regiões, com três equipes de profissionais para orientar as agentes comunitárias.

Na Farmácia Básica há 141 ítens de medicamentos para a população. Recuperamos também a sala que era de espera de fichas onde hoje funciona a Vigilância Sanitária e a Equipe da Dengue. Construímos rampas de acesso para os cadeirantes, bem como nova cozinha, lavanderia, área coberta para ambulância. Na medida do possível fomos realizando o trabalho, enfrentamos dificuldades financeiras, mas quero agradecer o apoio da Administração Municipal e de toda a equipe que trabalha na secretaria, pois todos deram sua contribuição, apesar da aposentadoria de quatro profissionais, diminuindo o número de efetivos, sobrecarregando os demais, fizemos um trabalho voltado ao povo com dedicação dentro da nossa possibilidade".

 

Acompanhe as melhorias realizadas no atendimento à saúde do município.

 

Número de atendimentos no período de 18 meses

-Procedimentos Médico, Odontológico, enfermagem, Psicológicos e Fisioterapeuticos, totalizam 104.198 atendimentos.

-Exames Especializados fora do município: 2.012.

-Consultas Especializadas fora do município: 2.979.

-Pessoas conduzidas para atendimento nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, com veículos da saúde: 7.120.

-Exames de RX no Hospital Frei Rogério: 1.657.

Campanha da Poliomielite em Campo Belo do Sul, uma das melhores já realizada Anterior

Campanha da Poliomielite em Campo Belo do Sul, uma das melhores já realizada

Próximo

Depressão! A doença do século

Deixe seu comentário