logo RCN

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Vamos fazer exercícios, comer de forma saudável e trabalhar tranquilamente.
As doenças cardiovasculares são, isoladamente, a maior causa de morte no Brasil, representando 30% do total de óbitos. Para celebrar o Dia Mundial do Coração (29/9), ressalta-se a importância da medicina preventiva nesse sentido.
Doença que afeta mais frequentemente a circulação no coração é a aterosclerótica. Ela se desenvolve progressivamente pela deposição de gordura dentro da parede da artéria. Em geral, quando acomete as artérias do coração, pode causar danos irreversíveis. Os principais fatores de risco são sedentarismo, obesidade, hipertensão, colesterol e triglicerídios elevados, glicemia elevada (diabetes ou pré-diabetes), fumo, histórico familiar de doença aterosclerótica (infarto, angina, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica). Esses, quando diagnosticados, devem ser tratados com medicamentos por orientação pelo seu clínico ou médico cardiologista. 
Dessa forma, é importante reforçar que a prevenção primária é a melhor forma de evitar o aparecimento de doenças no coração. Incorporando hábitos saudáveis na rotina de toda a família, desde cedo, com o exemplo dos pais e incentivados nas escolas. Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais, pescados e aves, que são proteínas animais com menor teor de colesterol. Recomenda-se ingestão de carnes vermelhas de uma a duas vezes por semana, além de legumes, tubérculos e raízes para suprir os hidratos de carbono. Consumir massas, doces e outras formas de açúcar refinado em pouca quantidade. A prática de atividade física regular também deve ser incorporada à rotina.
Afinal, temos um só coração e um evento isquêmico pode lesar o músculo cardíaco de forma fatal ou deixando sequelas graves que torne o paciente incapaz de realizar mínimos esforços sem sentir intensa falta de ar, isto é, com insuficiência cardíaca. Pode provocar arritmias graves, também com alto risco de morte. Convenhamos, certo é o velho ditado: antes prevenir do que remediar. Portanto, vamos fazer exercícios, comer de forma saudável, trabalhar de forma tranquila e adequada, reservando tempo para se divertir. O ideal é ser feliz, viver muito e viver com saúde.
Dia do coração é todo dia!
Referência: BUB, Théo Fernando. Dia mundial do coração. Diário Catarinense. Florianópolis, 4 de outubro de 2016.

Campo Belo do Sul contemplado com o programa 'Mulher, Viver sem Violência' Anterior

Campo Belo do Sul contemplado com o programa 'Mulher, Viver sem Violência'

'Ficar sentado é o novo tabagismo'' Próximo

'Ficar sentado é o novo tabagismo''

Deixe seu comentário