logo RCN

Educador físico e a dedicação pela vida com saúde

"O profissional de Educação Física é um ser apaixonado pela vida e pela saúde." Essa frase foi dita pela educadora física Aline Horbach durante entrevista cedida ao Correio dos Lagos, quando a jovem de 27 anos conta sobre a profissão que exerce com amor e dedicação. Em alusão a passagem do Dia do Profissional de Educação Física, em 1º de setembro, contamos a trajetória da filha de Rogério Raimundo Horbach e Maria Gentilia Canani, que fez dos estudos o caminho para a qualificação profissional e atualmente possui mestrado na área.  
Natural de Anita Garibaldi, Aline mudou-se com a família para Abdon Batista ainda pequena e lá estudou na Escola de Educação Básica José Zanchetti até o sétimo ano, finalizando o ensino fundamental e médio na Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira, em Anita.

Correio dos Lagos - Em que ano iniciou o curso de Educação Física?
Aline Horbach - Ingressei em 2007 o curso de Educação Física Licenciatura na Faculdade Integradas Facvest.

Correio dos Lagos - Por que optou por escolher essa determinada área de graduação? Sempre desejou ser educadora física?
Aline - Desde criança fui apaixonada pelos esportes, tive ótimos professores, em especial os de Educação Física. No ensino médio comecei a pesquisar afundo sobre a área e foi aí que tive a certeza que estava fazendo a escolha certa.

Correio dos Lagos - Quando começou a trabalhar na área?
Aline - Comecei a atuar no segundo semestre da faculdade, como monitora do Projeto Segundo Tempo e Escolinha de Voleibol da Unisul, e no terceiro semestre por meio de um trabalho acadêmico inicie no grupo da Terceira Idade (Antigo Caminhada Segura) hoje Programa Anita Crescer e Envelhecer com Saúde.

Correio dos Lagos - Após a conclusão do curso de graduação você continuou a se dedicar aos estudos. Quais são suas especializações?
Aline - Sim. Finalizei o curso de Educação Física Licenciatura em 2010 e em seguida continuei meus estudos, fiz a graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), especialização em Educação Física Recreação Ludopedagogia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavai, especialização em Personal Trainer, pelo Instituto Educacional Santa Catarina, e em março deste ano conclui o mestrado em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC.

Correio dos Lagos - Sobre o mestrado. Qual a área, especificamente, que escolheu e como foi essa experiência em sua vida?
Aline - Sempre gostei da área da pesquisa e já havia algum tempo que estava me preparando para fazer esta especialização. O mestrado me possibilitou ampliar os conhecimentos, descobrir e testar cientificamente novas técnicas e métodos. Desenvolvi meu projeto na linha de pesquisa: Ambiente Sociedade e Saúde, tendo como foco a qualidade de vida e saúde do trabalhador. Mesmo após a conclusão do mestrado continuo realizando estudos nessa área.
O mestrado foi uma experiência incrível em minha vida, tive que me privar de muitas coisas. Nesses dois anos minha vida se resumia basicamente em trabalhar e estudar, mas faria tudo novamente.

Correio dos Lagos - Qual sua área de atuação nos dias atuais?
Aline - A educação física tem um vasto campo de atuação, escolhi trabalhar com promoção da saúde e atividade física para grupos especiais, saúde do trabalhador e atividade física personalizada.

Correio dos Lagos - O que mais lhe agrada na profissão que escolheu?
Aline - Sou apaixonada pelo que faço e ver os resultados decorrentes da prática de exercícios físicos, possibilitando as pessoas uma melhor qualidade de vida e saúde, me torna realizada profissionalmente.

Correio dos Lagos - Atualmente você coordena o Grupo Anita Crescer e Envelhecer com Saúde, mas já trabalha com os idosos há algum tempo. Como é essa relação com eles?
Aline - Optei por trabalhar com adultos e idosos, porque adoro estar com eles. Alegra-me muito quando vejo que por participarem do grupo eles melhoram a qualidade de vida, através de hábitos mais saudáveis. Receber o carinho constante deles tem um valor muito grande, que me deixa muito feliz. Por isso fico triste quando algum deles deixa o programa por motivos de saúde ou até mesmo por falecer.

Correio dos Lagos - Qual a importância do profissional de educação física na saúde e bem-estar das pessoas?
Aline - Conscientizar as pessoas sobre a importância da prática de atividades físicas orientadas em todas as fases de nossa vida, pois o profissional tem o papel de planejar e prescrever as atividades de acordo com as possibilidades e objetivos de cada indivíduo visando o bem- estar do praticante.
Muitas pessoas começam a praticar atividade física sem orientação alguma, colocando em risco a sua saúde, tendo lesões e sérias complicações. Atividade física é como medicamento, cada um tem uma dose certa. 
Antes de iniciar uma atividade física faça uma avaliação médica e em seguida procure um profissional de Educação Física de sua confiança.

Correio dos Lagos - O que diria a quem deseja ser um educador físico?
Aline - Ser um profissional de Educação Física vai muito além do esporte, precisamos ser conhecedores do corpo humano. É preciso ter muita vontade de estudar e gostar do contato com as pessoas. O profissional de Educação Física é um ser apaixonado pela vida e pela saúde. Mesmo que tivesse outras opções de estudo, eu escolheria novamente Educação Física.

Correio dos Lagos - Quais são suas projeções para o futuro?
Aline - Pretendo fazer doutorado futuramente. Tenho muitos planos para a nossa cidade querida, pretendo ampliar alguns projetos que já estão em andamento, sendo um deles o Programa Anita Crescer e Envelhecer com saúde para mais comunidades de nosso município.
Também quero parabenizar todos os profissionais de Educação Física pela passagem do nosso dia, em especial os de nossa cidade, que somos unidos pelo mesmo ideal que é levar por meio da atividade física mais saúde e vida as pessoas.

Hospital Frei Rogério de Anita conquista filantropia Anterior

Hospital Frei Rogério de Anita conquista filantropia

Dia do Nutricionista: Alimentação interfere no rendimento dos alunos Próximo

Dia do Nutricionista: Alimentação interfere no rendimento dos alunos

Deixe seu comentário