logo RCN

Dia do Nutricionista: Alimentação interfere no rendimento dos alunos

  • Arquivo/Divulgação SIERC/SC -

O papel dos nutricionistas é fundamental na hora de definir o cardápio de crianças em idade escolar. Em SC, todas as escolas estaduais contam com o trabalho desses profissionais especializados no preparo das refeições
Chocolates, biscoitos e refrigerantes fazem parte do lanche de muitas crianças em idade escolar, uma realidade que pode prejudicar tanto a saúde quanto o desempenho dos alunos. Na quarta-feira, 31 de agosto, comemorou-se o Dia do Nutricionista, profissional que está presente em toda a rede pública estadual de Santa Catarina para ajudar a lidar com questões como obesidade, desnutrição e maus hábitos alimentares. 
Com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos estudantes, as refeições são preparadas por empresas especializadas, levando em conta as necessidades diárias de nutrientes e a valorização de alimentos saudáveis - tudo sob a coordenação de nutricionistas.
"O acompanhamento do profissional nutricionista no âmbito escolar é fundamental, pois garante que os estudantes tenham uma alimentação de qualidade, com foco na segurança alimentar e nutricional, além da promoção de atividades de educação nutricional, através de conscientizações, com intuito de ensinar a importância dos alimentos saudáveis", comentou a nutricionista Letícia Vieira Ribeiro, coordenadora de Contrato Empresa Nutriplus.
Uma pesquisa feita na Finlândia e publicada no Jornal Britânico de Nutrição sobre a relação entre comida e cognição, indica que o alto consumo de vegetais, frutas, peixes, grãos e cereais, mesmo com baixa ingestão de carne, está associado à uma melhor capacidade de aprendizagem.
"Esse equilíbrio é que buscamos levar em cada prato preparado, pois sabemos que, em alguns casos, os alimentos servidos na escola se tornam a principal refeição da criança", afirma a nutricionista Renata Maluly, gerente de operações na Risotolândia, empresa de refeições coletivas com mais de 200 profissionais de Nutrição.
Nas escolas da Região dos Lagos, sete nutricionistas prestam atendimento e contribuem para uma alimentação saudável e de qualidade. Abaixo segue uma tabela contendo a quantidade de serviços prestados por dia nas escolas estaduais de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Campo Belo do Sul.

 

CIDADE

ESCOLA

MÉDIA SERVIÇO/DIA

ANITA GARIBALDI

EEB ISIDORO SILVA

210

EEB Pe. ANTONIO VIEIRA

435

CAMPO BELO DO SUL

EEB MAJOR OTACÍLIO COUTO

720

CERRO NEGRO

EEB OTÍLIA ULYSSEA UNGARETTI

370

Papel de destaque

Além de programar, elaborar e avaliar os cardápios servidos nas escolas, os nutricionistas das empresas terceirizadas, juntamente com a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação do Estado, são responsáveis por cuidar de dietas especiais. Alunos com diabetes, com intolerância a glúten ou lactose, entre outras necessidades específicas, recebem refeições adequadas às restrições alimentares.
Outra função assumida pelos nutricionistas em conjunto com a unidade escolar é a de ensinar aos estudantes a importância dos alimentos saudáveis. Por meio de campanhas educacionais e projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, as equipes de nutricionistas trabalham à conscientização e o engajamento das crianças em prol de uma alimentação rica em sabor e em nutrientes.

Educador físico e a dedicação pela vida com saúde Anterior

Educador físico e a dedicação pela vida com saúde

Anticoncepcionais X trombose Próximo

Anticoncepcionais X trombose

Deixe seu comentário